Masthead header

Gente, tô passando aqui pra dar uma dica imperdível que tem que ser aproveitada HOJE!

Já falei por aqui no quanto eu sou fã da blogueira Ashley Ann, do Under The Sycamore. Além de ser mãe de 5 crianças lindas, a mulher tem uma sensibilidade e uma simplicidade que eu acho que são só dela! Não tem outra Ashley no mundo… Sério… uma pessoa que consegue encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e que tem a capacidade de nos contaminar positivamente com essas boas sensações. Acompanhar o blog dela me motiva a ser uma pessoa melhor. Não é incrível isso?

Pois é, a Ashley tem um curso de fotografia online que, atualmente, reúne todos os conteúdos que ela já ofereceu em aulas ao longo dos últimos anos. E tem ouro lá, viu? É um curso pra quem quer parar de usar o Modo Manual da sua câmera; pra quem quer refinar a sua visão sobre a fotografia no dia a dia; mas também tem informações ótimas para quem já tem um conhecimento razoável de fotografia. Há 1 mês eu comprei o curso. Um para mim e outro para presentear a minha irmã. E tenho aprendido coisas super bacanas.

E eu vim aqui correndinho porque hoje (e somente hoje!) a inscrição do curso está com 50% de desconto! Aplicando o cupom de desconto Back2School, em vez de pagar U$50, você paga U$25. Após o primeiro mês, se você desejar continuar tendo acesso ao conteúdo já disponibilizado e ao outros que vão sendo agregados, é cobrada uma mensalidade de U$5.

Um preço super em conta pela quantidade de conteúdo massa que tem lá dentro.

#ficaadica!

Beijão! Té logo!

PINE ISTO! COMPARTILHE NO FACEBOOK INSCREVA-SE (RSS) 77,69,32,77,65,78,68,69,32,85,77,32,69,45,77,65,73,76LIAM-E MU EDNAM EM

Há mais ou menos 2 anos ouço meu pai falando sobre a vontade de implantar hortas comunitárias pela cidade inteira! Fez projetos, reuniu um bocado de gente interessada, espalhou a ideia, botou todos os produtores orgânicos da ilha para conversar. Ele queria muito ver cada bairro com o seu espaço para que a comunidade participasse ativamente da produção de comida de verdade, orgânica e cheia do amô de cada um! Bom, por dificuldades que esbarravam principalmente na grana, a coisa demorou a andar. Mas ontem foi o dia de dar mais um passo na concretização disso. Um passo gigante, lindo! Mais de 150 pessoas se reuniram para fazer o plantio da Horta Comunitária do Jardim Botanico de Florianópolis.

Horta comunitária

E o povo não ficou só colocando mudinha na terra, não, minha gente! Todo mundo malhou foi muito! Organizar os canteiros, jogar cepilho, composto orgânico… foi muita pá e carrinho de mão funcionando!

horta comunitária

Horta comunitária

Horta comunitária

Viu o Pedro ali? Trabalhou bonito, o menino! Aliás, a família toda participou! Aliás, muitas famílias participaram! Foi lindo de ver todo mundo na maior disposição pra arregaçar as mangas!

Horta comunitária

Horta comunitária

O Parque em que será o futuro Jardim Botânico de Florianópolis será inaugurado em 24 de setembro, junto com a primavera.

Horta comunitária

Horta comunitária

E sabem o que é mais legal disso tudo? Ela é ainda mais que uma horta colaborativa. Ela é mais do que a oportunidade da criançada plantar e ver crescer o próprio alimento. É mais do que um ponto de encontro da comunidade. Ela tem uma proposta que propõe cuidar do meio ambiente e usa uma sabedoria que, estendida para produção agrícola, preserva e nutre os nossos solos. Vocês já ouviram falar em agricultura sintrópica? Basicamente, é um modelo de cultivo que mantém a composição de floresta e, por isso, mantém um ambiente saudável para aquele micro-sistema. Ela acaba com a proposta de monocultura que detona o solo em pouco tempo. Aqui, por exemplo, plantamos alface, rúcula, pimentão, rabanete etc… em meio a milho, mandioca, eucalipto, bananeira, palmeira. As árvores que vão crescendo, fazem sombra quando necessário para a plantação de baixo e são podadas periodicamente. O que sair da poda fica ali mesmo e vira composto orgânico para o solo. E a distribuição das mudas é programada, para aproveitar melhor o ciclo de vida de cada planta. Ali, nós seguimos esses croquis de consórcio de plantas, como eles chamam.

Horta comunitária

Aqui em Floripa, já temos alguns agricultores usando essa tecnologia para o plantio. Legal, né? Esse cara aí de baixo é o Serginho, dentista e agricultor, que sediou o primeiro curso sobre agricultura sintrópica aqui em Floripa. Ele agora é um parceiro fundamental para a implantação das hortas comunitárias. 
horta comunitária

Bom, eu certamente não sou a melhor pessoa para explicar tecnicamente o que é a agricultura sintrópica. Para quem se interessar em saber mais, recomendo esse vídeo, que foi o primeiro que eu vi sobre o assunto e que foi super esclarecedor! Pessoalmente, acho que todos deveriam assistir!

E bora plantar, então!?

horta comunitária

horta comunitária

Esse aí embaixo é o Gustavo, que também é um dos caras responsáveis por espalhar o know-how da agrofloresta aqui em Floripa.

horta comunitária

E esse aí embaixo? Meu pai! Ontem foi mais um dia pra me orgulhar dele! Um cara sonhador e incansável. Ele que, na década de 90, fez acontecer a implantação do Parque Ecológico do Córrego Grande; que fez de Florianópolis a primeira capital a fazer coleta seletiva de lixo; e que, poucos meses atrás tomou para si a responsabilidade de fazer acontecer o Jardim Botânico. E está conseguindo progressos muito importantes com grana quase zero! Parece que ele é dono daquela energia que vai contagiando todo mundo e mobilizando as pessoas necessárias pra fazer a coisa acontecer…

Sabe aquela pessoa que verdadeiramente quer um mundo melhor? E que passa dias e noites pensando em como fazer isso? Ele é assim! Foi lindo de ver ontem pessoas de diferentes partes da cidade falarem no quanto ele é determinante na execução de sonhos alheios. Meu coração bate até mais forte… Orgulho infinito!

Marius Bagnati

A minha mãe vocês já conhecem… <3 Trabalhou do começo ao fim e suou a camisa de verdade!

Horta comunitária

Horta comunitária

O que dizer de meninos com minhoca na mão? Adoro!!!

minhoca

balanço

buquê de folhas

Quer ver mais fotos do nosso mutirão? Vá até a página da Comcap no Facebook.

E já fica aqui o convite para a implantação da Horta Comunitária da Praia da Daniela, no próximo sábado e, no dia 3, da Horta Comunitária no Centro de Saúde do Itacorubi!

Aos que organizaram: Zenilton, Serginho, Gustavo e papis; e aos que participaram… muito obrigada! 😉

PINE ISTO! COMPARTILHE NO FACEBOOK INSCREVA-SE (RSS) 77,69,32,77,65,78,68,69,32,85,77,32,69,45,77,65,73,76LIAM-E MU EDNAM EM

Tô animada, meu povo! Está no ar o primeiro passo a passo em vídeo do blog, que ensina a fazer uma casinha lousa incrivelmente fácil e linda! Muito legal para um quarto de criança, porque decora e diverte ao mesmo tempo! A nossa foi feita pro quarto novo da Manu, que vocês já conferiram aqui.

No vídeo, vocês vão ver que eu cortei a madeira usando uma serra de bancada, mas o eucalipto é uma madeira macia e pode ser cortada com uma serra ou serrote, sem grandes dificuldades. Vai só dar aquela malhadinha esperta no bíceps! 😉

Comprei eucalipto natural (não-autoclavado) em uma madeireira, por R$5 o metro. A dica é sempre perguntar se a madeira está bem sequinha, pra ela não mofar depois. Aí já pede pra dar uma boa plainada, que assim você pula o trabalho de lixa pesada em casa…

Para a área de desenho da casinha, eu usei sobras do adesivo vinílico preto, lá da cama embutida, lembram?

Casinha lousa

Ainda não sei bem como (afinal, aqui em casa, se eu estou fazendo minhas artes, o Léo tá cuidando da filharada e aí faltam mãos para filmar…), mas tô querendo fazer mais tutoriais em vídeo. O que vocês acham? Melhor? Pior? Me ajudem aí! Estou aceitando dicas!

Espero que vocês gostem. Se gostarem, podem dar aquele joinha no final! E inscrevam-se no canal. Com fé que ele vai vingar! Rs

PINE ISTO! COMPARTILHE NO FACEBOOK INSCREVA-SE (RSS) 77,69,32,77,65,78,68,69,32,85,77,32,69,45,77,65,73,76LIAM-E MU EDNAM EM
  • Cristina Pinheiro - 18/08/2016 - 21:48

    Oie, ficou muito bom! Confesso que prefiro vídeo e até abandonei um pouco os blogs… Os vídeos além de serem mais didáticos dá até pra assistir na tv! 😛
    Então mandaa ver, vai ganhar msu joinha e a inscrição…bjosReplyCancel

  • Andréa Codogno - 17/08/2016 - 20:44

    Adorei Fran! Estou torcendo para que venham mais vídeos! Ficou show!ReplyCancel

  • Simoni - 16/08/2016 - 15:13

    Fran, tá com erro! E eu curiosa! BjoReplyCancel

    • Francine Bagnati - 17/08/2016 - 8:22

      Puxa, Simoni… espero que tenhas conseguido resolver… tentei aqui de mais de um computador e celular… parece que tá funcionando…
      Beijão!ReplyCancel