A nossa cozinha

Desde os primórdios do Lá de Casa, muita gente me pergunta coisas sobre a nossa cozinha: do piso às bancadas, passando pelas plantas e por aí vai… Aproveitei que finalmente a pintura do armário saiu e fotografei detalhes que podem ser bem elucidativos e dar algumas boas ideias pra vocês! Considerem, então, esse post como explicativo mais do que artístico! rsss… Tomara que eu não deixe ninguém entediado…

Aí está ela! O lugar mais constantemente ocupado da casa…

Cozinha Lá de Casa

Vamos começar pelo lado de cá da bancada?

Na construção da casa, fizemos uma muretinha em L (essa cinza) que sustenta a bancada e abriga o fogão e o forno. No lugar da pintura, usamos o Tecnocimento da NS Brasil, que também foi usado na lareira, no fogão à lenha e nas paredes de um dos banheiro.

As banquetas Charles Eames são tudibom, né!? Leves e elegantes…

Fiz um gaveteiro que abre para fora da cozinha, para aproveitar a quina do móvel… É ali que eu guardo toalhas, panos de prato, jogo americano…

As prateleiras aéreas são suspensas por cabos de aço, que foram fixados no teto antes da instalação do gesso.

tecnocimento

O fogão à lenha foi feito na obra. Não lembro mais das medidas internas, mas o que definiu a estrutura foi o espaço que sobrou + o tamanho da chapa de ferro que compramos.

Fogão à lenha

Cozinha Lá de Casa

O nosso fogão também tem uma serpentina – uma tubulação de cobre que fica em contato direto com o fogo. Nela a água esquenta e sobe para o boiler. Ajuda a aquecer a água nos dias frios e nublados de inverno, quando as placas solares não dão conta do recado…

Ah, sim, o quadro com as colheres eu já mostrei como fazer aqui, lembram?..

A cortininha de galinhas é nova, mas a anterior também teve passo a passo no blog! Você pode conferir aqui

Fogão à lenha

A porta que separa a lavanderia foi trazida da casa da minha avó, em Porto Alegre, e também era usada na lavanderia dela… <3

cozinha rústica

Essa bancada de madeira foi feita com retalhos da madeira de demolição que sobraram do nosso piso. Tipo assim, reaproveitamento do reaproveitamento, sacaram? Rá! Adoro…

Cozinha com amor

Mas o que mais intriga todos, até hoje, é a outra bancada. Ela não é Corian, não é Silestone, não é pedra… é porcelanato! Sim! Acho que foi uma das nossas melhores apostas. Em primeiro lugar, porque as cores de porcelanato disponíveis são muito bacanas e, na minha opinião, mais interessantes do que as desses outros materiais disponíveis. Segundo que ele tem uma limpeza muito fácil e não tem jeito de manchar!… Além de ser bem mais barata que o Silestone. Aqui, usamos um porcelanato da Portobello, com tamanho 0,6×1,2 e a empresa que montou pra nós foi a Fabrica de Pedras, em Palhoça.

Sim, as emendas aparecem, mas juro que elas são super discretas! É bacana planejar bem a distribuição das peças, para que as emendas fiquem em locais estratégicos. Olhem o detalhe na foto. Aqui a primeira emenda ficou justamente no centro do fogão.

Cozinha rústica

Se você optar por usar o porcelanato nas bancadas, procure uma empresa que tenha experiência.

Abaixo, à direita, você vê mais de pertinho a emenda das peças; à esquerda, o detalhe da porta da gaveta, que eu pedi pro marceneiro que tivesse esse buraco no meio, onde eu pudesse encaixar uma tela aramada colorida e um vidro.

bancada de porcelanato

Usamos lâmina de louro freijó para revestir algumas das gavetas e as prateleiras.

O armário aéreo da cozinha é o da minha avó – da época em que ela casou com meu avô… E vocês lembram como ele estava antes?

Cozinha Lá de casa

Eu até gostei dele daquele jeito por um tempo, mas já não aguentava mais essa pátina! Hora de mudar… pintei de um amarelo bem clarinho.

Cozinha Lá de casa

Posso confessar uma coisa? Acho que ele não vai durar assim muito tempo. Em breve ele deve ganhar uma cor bem vibrante! Aguardem! Não será berinjela. Não será vermelho. Não será amarelo. Qual será? tan tan tan tan…

Essas flores são apoios de copo, da Zara Home, que comprei já pensando em mandar pra parede. Achei lindas… E o que dizer da forma de alumínio que a avó do Léo usava pra fazer manjar de coco? Ganhei da minha sogra, que sabe que eu sou louca por essas memórias…
Cozinha com estilo

Por falar em memórias, as latas que estão em cima do armário eram da despensa da minha avó! Além de guardar nelas farinha, arroz, feijão… ela também guardava docinhos para quando os netos chegavam de visita.

Cozinha com estilo

Cozinha

Cozinha com estilo

Gente, preparem-se, vou abrir a porta dos meus armários pra vocês, hein?… Ó a coragem…

Mas é só pra mostrar essas dobradiças que têm uma super abertura e que permitem que a gente consiga aproveitar melhor essas quinas do armário!

Armários de cozinha

E tá aí um outro armarinho/gaveta que eu gosto bastante – um vertical, pra guardar outros temperos ao lado do fogão!

porta temperos

Outro ponto alto da nossa casa, na minha opinião – as esquadrias! Eu definitivamente não via outra opção de material para as esquadrias que não fosse madeira. Só que esquadria de madeira, com o tempo, pode ser uma baita dor de cabeça! Por isso, optamos por uma empresa que sabíamos que nos ofereceria uma super qualidade. Sem brincadeira… desde o atendimento, o compromisso, o acabamento, a manutenção… eles são excelentes! É o pessoal das Esquadrias Baiana, que fica em Teutônia, mas que atende boa parte da região sul. Nossas aberturas são em Louro Freijó. As janelas são de guilhotina e essa caixaria mais larguinha (aí embaixo) acomoda o contrapeso. Eu posso levantar essa janela com um dedinho… Rs. Todo mundo que vem aqui fica de queixo caído de ver uma guilhotinha que funciona!

Esquadrias Baiana

Uma pia bem grande! Faz toda a diferença na vida da pessoa lavadora de louças aqui!

Cozinha Lá de Casa

Bom, antes que o post acabe, preciso dizer que amo esse piso de ladrilho hidráulico que veio lá de BH! Os preços eram incrivelmente menores do que os daqui da cidade, mesmo com o frete! Valeu a pena procurar…

Ladrilho hidráulico

Acho que era isso, colegági! Espero que esse textão ajude alguém que esteja se embrenhando nessa função aí de montar a casa!

Se ficarem outras dúvidas, é só mandar aí nos comentários! 😉

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS