Amendoim doce

Aqui estou eu para mostrar como fazer o amendoim doce que eu uso para rechear os ovinhos coloridos de páscoa, que já mostrei aqui.

Essa receita é uma delícia para servir em qualquer hora ou lugar – dá pra levar para um passeio no parque, servir com um cafezinho, usar na mesa de aniversário… e até para rechear os ovinhos! Aprendi a fazer com a mãe do meu amigão Marcelo. Ela é uma cozinheira de mão cheia lá de Nova Prata! E acreditem: é super fácil de fazer!

Amendoim doce

Vamos lá, então. Você vai precisar de: 2 xícaras de amendoim cru com casca, 2 xícaras de água, 2 xícaras de açúcar refinado e 1 colher de chá de fermento em pó.

Amendoim doce

Misture o amendoim, a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Nesta etapa não precisa ficar mexendo o tempo todo. A casca do amendoim é que vai dar aquela cor marrom do doce.

Vai evoluir como nas fotos abaixo, engrossando até dar o ponto de calda (ou ponto de fio). Aqui no meu fogão foram 25 minutos. “Agora, como é que eu vou saber qual é esse tal de ponto de calda?”

Amendoim doce

Eu acho mais fácil de identificar assim: pego um pouco do caldo em uma colher, deixo escorrer quase todo e percebo que o restinho cai em gotas grossas, como nessa foto da direita. Essa gota cai formando um fio espesso mesmo.

Ai, minha nossa, tem algum cozinheiro de verdade por aí pra me ajudar na explicação?…

Amendoim doce

Mas fiquem tranquilos que para essa receita um pouquinho mais ou um pouquinho menos no ponto não vai interferir no resultado. Bom, nesse momento você acrescenta o fermento. Vai perceber que ele começa a formar uma espuma mais fofa e brancacenta. Depois vai evoluir como nas fotos abaixo. Agora sim vale a pena ficar do ladinho mexendo porque, de uma hora pra outra ele dá o ponto certo. No meu fogão, foram mais 9 minutos até ele engrossar como na terceira foto e aí é um pulinho pra ficar pronto!

Amendoim doce

Tire logo do fogo e espalhe em uma forma. Vai ficar bem soltinho. Agora leve ao forno por aproximadamente 20min a 150oC.  Tire umas 3 vezes nesse intervalo para revolver o amendoim.

Se achar que, depois de esfriar, ainda não está bem crocante, leve de novo ao forno. E se ele ficou meio mole na semana seguinte (se durar), leve ao forno de novo que ele volta a ficar como novo!

Agora é só rechear os ovinhos e fechar com um pedaço de papel manteiga ou uma forminha de docinho e cola branca. Fica uma delícia! Difícil é parar de comer!

Ovinhos de páscoa

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS