Balanço de tecido DIY

Faz tempo que o link para o passo a passo desse balanço está lá nos meus painéis do Pinterest, só esperando um intervalinho na agenda… Nesse final de semana recebemos a visita do meu sobrinho lindo lá das Minas Gerais e foi o estímulo que faltava pra fazer acontecer! Fiz logo um pra ele e um pro Rafa! O passo a passo vem lá do blog A Beautiful Mess, que tem sempre um monte de inspirações bacanas!

Olha aí como ficou o do Rafinha:

Balanço para criança

E ó, pra facilitar meeesmo a vida, eu vou colocar aqui o passo a passo em português! Pra vocês se animarem mesmo a fazer, viu? Essas fotos a seguir são do A Beautiful Mess.

Então vamos lá? Você vai precisar de:

  • Cabos de madeira de aproximadamente 2,3cm de diâmetro (daqueles usados para acabamentos de banner ou para ferramentas, vassouras…)
  • 6m de cordão de algodão ou sintético
  • 0,7m de tecido (uma lona ou algum tecido mais grosso, como os usados para estofamento)
  • 0,3m de manta acrílica
  • mosquetão e argola (ou outra opção para pendurar no teto)

Corte o tecido nas seguintes medidas: 2 pedaços com 0,28 x 0,30m. 2 pedaços com 0,91 x 0,30m. 2 pedaços com 0,16 x 0,28m.

A fibra será usada nas partes da frente e de trás. Corte, portanto, 2 pedaços dela – 1 com 0,28 x 0,30m e 1 com 0,16 x 0,28m.

Comece costurando os retângulos menores. Junte os tecidos direito com direito e coloque a fibra embaixo. Passe uma costura em volta, deixando uma abertura em um dos lados menores para desvirar. Aqui em casa eu costurei apenas 3 lados e deixei um dos menores sem costura mesmo, porque ele vai ficar embutido no assento (logo você vai ver).

Desvire tudo e passe a ferro para marcar as beiradinhas. Costure novamente, agora em volta de todo o retângulo.

Veja que até agora o retângulo grande não foi costurado.

Agora é a hora de embutir os 2 retângulos menores na parte que será o assento.

Coloque na mesa um dos tecidos maiores e, sobre ele, os 2 retângulos menores, unindo-os no centro. Cada retângulo menor será fixado em um dos lados do assento. Fixe com alfinetes.

Agora por cima disso tudo, coloque o outro retângulo grande, fazendo um sanduíche. Coloque alfinetes em volta de tudo para facilitar a costura.

Costure em volta, deixando uma parte sem costurar na lateral para desvirar tudo.

Depois de desvirar, passe a ferro e costure de novo em volta de todo o retângulo grande. Eu acabei passando a costura mais de uma vez nas emendas com a frente e o encosto, já sabendo que os maiores iam querer testar o balanço também! É bom ter as costuras reforçadas…

Em cada uma das extremidades, você vai fazer uma dobra para dentro, com 6,0cm (ou maior, dependendo do diâmetro da sua madeira) e passar uma costura, fazendo o túnel, por onde vai passar a madeira.

Corte a madeira em pedaços de 38 cm e faça um furo distante 4,0cm de cada extremidade. Se você tiver um torno para firmar a madeira na hora de furar, vai ajudar muito. Se não, peça ajuda de alguém para segurar bem firme.

Passe os cabos de madeira, como na figura abaixo.

Corte o cordão em 2 partes. Cada uma delas vai unir dois lados do balanço. O tamanho exato vai depender da altura de onde você quer pendurar. Queime as pontas do cordão, se ele for sintético, ou enrole uma fita crepe nas pontas, se for de algodão, para facilitar a passagem pelos furos feitos. Na hora de unir as madeiras, os cabos das laterais ficam por cima. Dê um nó simples embaixo para arrematar. Se você quiser, pode usar umas contas de madeira ou plástico no cordão para decorar.

E esse é o resultado! Além do balanço e da sala, esse menininho também é um fofo, né!?…

Esse balanço é super bacana, porque é, além de tudo, portátil! Você pode levar pra varanda, pra baixo de uma árvore ou mesmo ter um lugar dentro de casa para pendurar! Aí você adapta um extensor, se precisar de mais metros de corda.

E ele é bacana para crianças de várias idades! Claro que ainda é bem grande para o Rafa, que está com quase 2 meses, mas ficou ótimo para o meu sobrinho, de 7 meses e ainda passou no teste para o Caetano, de 4 anos!

Vejam aí! Esse é o Lucca e seu balanço. Digam se não é mesmo um lindo…

Balanço de tecido

Balanço de tecido

Balanço de tecido

Balanço de tecido

Aproveitei o degrau da escada para pendurar aqui em casa! Usei uma fita e um mosquetão. Ah, sim… lembra das contas de madeira que eu usei pra fazer o móbile? Pois é, decidi alargar os furos com a furadeira e usar no balanço!

Balanço de tecido

Balanço de tecido

E olha, vou dizer que até o Rafa já tá curtindo o balanço… Hoje ele dormiu nele, embalado pela vovó!… Foi só colocar umas almofadinhas de apoio.

Balanço de tecido

Balanço de tecido

Eu super aprovei o passo a passo e acho um presente incrível para dar de Natal para um bebê! #ficaadica  😉

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS