Balanço fácil de fazer

Balanço é unanimidade! Toda criança (incluindo eu) gosta! Não é verdade?

Pois hoje eu vou mostrar como fazer um balanço simples para a sua casa. Vocês vão ver que não tem mistério nenhum, é baratinho e vai garantir horas, dias, anos… de diversão!

como fazer um balanço

Esses foram feitos um tempinho atrás lá pra minha comadre, que tem a árvore mais linda da cidade e que gritava: “Helloow, como é que eu não tenho um balanço pendurado aqui nos meus galhos ainda?”… Eu juro que eu ouvia!

Pois agora esse é problema resolvido! Ela fica toda verdinha de alegria ouvindo o ti-ti-ti e as gargalhadas da meninada que brinca por ali…

Pra começo de conversa, escolha uma madeira dura. Angelim talvez seja a mais fácil de encontrar. Na madeireira, peça para eles cortarem já no tamanho que você precisa. Depois é só dar uma lixadinha para tirar as farpas.

Aqui em casa eu encontrei essa canela clara, que quase foi descartada porque estava super detonada! Tinha resto de cimento, cola etc. Mas como boba eu não sou, dei uma cortadinha na ponta e descobri aquele cheirinho delicioso de madeira boa! Aí nas fotos vocês podem ver como era cada lado dela antes e depois de uma boa lixada! Perfeita para o balanço! Um balanço de demolição! Isso é pra mostrar pra vocês que qualquer resto de madeira pode ser aproveitado de alguma forma. Evitem descartar! A natureza agradece.. 😉

como fazer um balanço

Eu cortei no tamanho de 40 x 28cm. Pode ser um pouquinho menor, se você preferir. Use 2 réguas (eu usei angelim) para fazer um reforço embaixo. Primeiro faça um furo usando uma broca bem fininha (mais fina que o parafuso) e depois parafuse cada um em seu lugar. Uma dica ótima é passar um pouco de cera de vela na rosca do parafuso, para que ele escorregue melhor na madeira! (#dicadeouro)

como fazer um balançocomo fazer um balanço

como fazer um balanço

Depois faça os furos para passar a corda, usando uma broca 9 ou 10. Só agora me dei conta de que faltou foto desse passo… Sorry. Mas gente, é só um furinho a mais ou menos 4cm de cada extremidade, como na foto abaixo.

balanço

Mas espera um tiquinho… antes de passar a corda no furo, bora pendurar esse balanço? Pede a escada do vizinho e se empuleira aí! Perde essa chance, não! Se adulto precisa de desculpa pra subir em árvore, taí a sua…

balanço diy

O negócio é o seguinte: pra corda não ficar desgastando na árvore, amarre um pedaço de corda com 2 voltas no galho, passando cada volta por dentro de uma argola de metal. Em cada argola, prenda um mosquetão. Nele, passe a corda que segurará o balanço. Arremate com um nó unindo as 2 cordas bem perto do mosquetão pra corda não ficar girando em falso e outro nó a mais ou menos 20cm do balanço, pras cordas de cada lado ficarem unidas e facilitar a vida das crianças na hora de se segurar. Só então passe a corda nos furos do assento e arremate com um nó bem firme.

balanço diy

Nessa próxima foto ainda falta o nó de baixo. Estão vendo?

balanço diyPode fazer uma graça? Cortamos algumas tiras de chita e enrolamos como se fosse uma trança na corda. Frescurite. Não precisa, mas ficou bonitinho, vai…

balanço diy

balanço diy

Pronto, gente, chega de conversê e libera aí o balanço pra criançada se divertir!!!

balanço diy

 

Sabem o que eu aprendi com o Caetano um dia desses? Que Portinari dizia: “Sabem por que é que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos.”

Não é linda a alma colorida desse artista?

Ah, sim, para quem quiser fazer um modelinho em tecido que é ótimo para crianças menores, pode seguir esse outro passo a passo, que eu já mostrei aqui.

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS