Biscoitinhos confeitados

Algumas pessoas pediram que eu mostrasse mais detalhes das coisas que estamos preparando para o aniversário do Mauro. Pois agora que me aguentem! Vêm por aí alguns quitutes que a gente costuma fazer em casa pra deixar a festa mais gostosa! Eles fazem o maior sucesso com meninada… Biscoitinhos confeitados serão os primeiros, mas já estão na fila o pão de queijo e o bolo… Quem me acompanha?

Vocês devem lembrar da receita que eu compartilhei aqui de biscoitinhos para a páscoa. Naquela época eu não consegui mostrar o passo seguinte que era o de decorar os biscoitos. Pois vou aproveitar para fazer isso agora!

A gente tem curtido bastante fazer esses biscoitinhos – Natal, páscoa, aniversário, dia dos professores… eles sempre estão na lista. Primeiro porque eles são uma delícia! Segundo porque as crianças podem fazer com a gente! Terceiro… ah, porque eles são lindos! Ó pra isso:

Biscoitinhos confeitadosQuando a gente decidiu o tema da festa do Mauro, logo pensamos em biscoitinhos em formato de cogumelo! Minha irmã foi em umas 3 lojas de artigos para confeitaria e para cozinha e não encontrou nada de cortador nesse formato. Ela já estava desistindo quando a gente se deu conta: “Ué, vamos remodelar um dos nossos cortadores!”. Facinho, facinho. Foi só abrir a caixa de ferramentas e… torcidinha daqui, torcidinha dali… era uma vez um coração…

Cortador de biscoitosCortador de biscoitosDois tamanhos de cogumelos prontos para o serviço! Se a forma não for muito detalhada, é moleza de fazer.

Olha a tchurma que veio colocar a mão na massa…

Caetano

Biscoitinhos decorados

Com os biscoitinhos prontos, é hora de confeitar! Só não esqueça que um número razoável de biscoitos será perdido no caminho!… Pelo menos se o seu público aí da sua casa for igual ao meu…

Biscoitinhos confeitados

Bom, vamos aos ingredientes:

Biscoitinhos confeitados

Todos são vendidos em lojas de produtos para confeitaria. Com eles vamos preparar o Glacê Real!

Comece batendo todos os ingredientes na batedeira. Esqueci de colocar na foto, mas essa meia xícara de água corresponde a 100ml. Cuidado com o excesso de água, porque um pouquinho a mais faz bastante diferença na consistência. Claro que se ficar um pouco mole, você pode acrescentar um pouquinho a mais de açúcar impalpável pra corrigir… A tal da consistência é sempre a coisa mais difícil de acertar, não é?… Pois aqui vai a dica: ela deve estar num ponto em que, colocando um pouco da massa entre os dedos e os afastando, ela faça um pico que não dobre quase nada. Ahn??… Olha essa foto que vai ficar mais fácil de entender…

Biscoitinhos confeitados

Essa é a consistência ideal para fazer o contorno do desenho. Isso mesmo – a decoração será feita em duas etapas. Primeiro um contorno mais firme em volta, para que o glacê mais mole fique restrito e regular. Já já vocês vão entender melhor.

Escolha o seu corante e vá acrescentando aos poucos ao glacê, conforme sua necessidade. Leve em consideração que ele escurece um pouquinho depois de seco.

Biscoitinhos confeitados

Coloque parte do glacê em um saquinho plástico. Dê um nó no saquinho e corte apenas a uma pequena ponta dele com a tesoura. Isso determinará a largura do contorno. Acondicione o resto em um pote com tampa.

Biscoitinhos confeitados

Vou ser bem sincera, esse próximo passo não é a coisa mais fácil de se fazer nesse mundo. Com bastante prática acho que dá pra ir melhorando… Como eu não tenho bastante prática, eu ainda não sei… Rs. Depois que eu descobri o pó de merengue, minha vida (nesse ramo), facilitou muito! Ele dá uma certa elasticidade ao glacê que ajuda muito! O segredo é tentar fazer um “traço” contínuo, sem encostar o saquinho no biscoito. Eu, por exemplo, não posso nem respirar e nem pensar em falar enquanto eu faço isso! Kkkk… Se alguém me pergunta alguma coisa, eu me desconcentro e faço torto! #compreendam

Biscoitinhos confeitados

Biscoitinhos confeitados

Pegue o glacê que sobrou já corado e acrescente água aos poucos (bem aos poucos), até ele ficar mais fluido. Aí não tem uma medida certa, porque dependerá de quanto sobrou do glacê, mas dê uma olhada nas próximas fotos. Dá pra ter uma ideia de como ele deve ficar.

Biscoitinhos confeitados

Biscoitinhos confeitados

Eu gosto de colocar o glacê com o cabo de uma colherinha, mas isso pode ser feito também com um saquinho, como foi usado antes. Coloque o glacê e vá empurrando até que ele encoste no contorno. Coloque o suficiente para que ele fique mais gordinho que o contorno.

Biscoitinhos confeitados

Eu gosto de levar os biscoitos de volta ao forno, para agilizar a secagem do glacê. Aqueço o forno a aproximadamente 100C, coloco os biscoitos lá dentro e mantenho a porte entreaberta, com a ajuda de uma colher de pau. Em uns 10 minutos a superfície estará seca e você pode retirá-los do forno.

No caso dos cogumelos, ainda usamos um pouco de massa branca para fazer algumas bolinhas. Eu gostei deles com o cabinho ao natural, mas minha irmã preferiu pintá-los. Pedido atendido! Olhem como ficaram os cogumelos da festa! Digam aí, não vai ter Smurf querendo entrar de bicão nessa festa?…

Biscoitinhos confeitados

Biscoitinhos confeitados

Biscoitinhos confeitados

Biscoitinhos decorados

Fizemos, também, alguns biscoitos em formato de folhas verdinhas…

Para quem não se animar em fazer tudo isso, também pode ser legal só fazer o glacê e mergulhar a face anterior do biscoito nele, deixando escorrer o excesso. Era assim que a minha avó fazia, pra dar conta de entreter tantos netos… Depois ela nos dava açúcar granulado colorido e a gente salpicava por cima. Ficava lindo também! Ela era uma super vó!

Outra dica: esse glacê pode ser guardado por alguns dias na geladeira. Ele endurece um pouquinho com o tempo, mas é só colocar um pouquinho de água e bater de novo na batedeira.

E aí, gostaram? Querem mais dicas de comidinhas para aniversário?

Bom, por enquanto, bom domingo. Eu que passei a noite de plantão, vou dar um cochilo!!!…

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS