Cabeceira de cama “homemade”

Vou confessar… de vez em quando eu me meto a fazer alguma coisa sem a devida qualificação! Mas eu sempre tento… Às vezes dá certo! Dessa vez foi assim.

Estamos há pouco mais de um ano morando na casa que construímos. Desde que fomos pra lá, muita coisa já mudou. Tenho o hábito de fotografar a casa pelo menos uma vez por ano, porque acho bacana ver como as coisas vão se construindo e se modificando com o tempo! Paredes branquinhas vão ganhando cores e quadros, móveis mudam de lugar pela casa… Os brinquedos das crianças são os únicos que continuam sempre onde estão. Pela casa toda!!!

Nosso quarto anda precisando de algumas coisinhas. A começar pela cabeceira da cama. Tinha a idéia inicial de usar uma porta antiga, mas não encontrei uma que me parecesse boa para isso.

Temos um pequeno galpão lá em casa onde guardamos algumas madeiras que sobraram de reformas e construções da família. Como a maioria é de ótima qualidade, dá uma aperto no coração só de pensar em jogar fora! Recentemente eu e minha mãe começamos a separar alguma coisa que pudesse ser desprezada. Adivinha… nada saiu!!! Mas eu achei algumas madeiras que saíram do forro da casa dos meus pais – mogno que estava numa cor meio escura, que não me agradava muito, com encaixe do tipo macho e fêmea. Me deu um estalo e lembrei que poderia usá-lo pra fazer a cabeceira da minha cama. Achei que, pintada de branco, ficaria ótimo! E aí comecei…

Maderias 1

Depois de separar as madeiras, dei uma boa lixada e para minha surpresa, elas tinham uma cor linda por baixo da tinta escura. Olha aí a diferença que fez nessa foto da direita.

Madeiras lixadas

Para estimar o tamanho da cabeceira, medi a cama e acrescentei 15cm para cada lado. Mais ou menos de olho, achei que uma altura de 1,10 ficaria boa para a minha cama box. Só que eu não queria fazer com o acabamento lateral bem retinho, então fui cortando e posicionando – uma mais pra direita, uma mais pra esquerda, uma menor…  Como precisava tirar algumas pontas danificadas, achei que ficaria legal fazer algumas emendas. Vejam como ficou a perspectiva delas no chão.

 Madeiras

Para prender na parede, decidi fazer um quadro, que seria parafusado e serviria de base para pregar as madeiras. Como eu tinha as emendas, decidi também fazer algumas travessas onde ficaria cada uma delas, para dar sustentação. Coloquei o quadro por cima da madeira e posicionei as travessas nas emendas. Para que eu soubesse a posição de cada uma na hora de parafusar na parede, fixei-as com grampos no quadro de base. Aproveitei para fazer os furos nas travessas já antes de grampeá-las. Veja nas próximas fotos.

Cabeceira2

Cabeceira de cama

Ai, ai… conforme vou escrevendo, fico imaginando meu marceneiro dando risada das minhas técnicas! Imagino que ele tenha soluções mais práticas para essas situações, mas foi assim que minha cabecinha de marceneira mirim pensou que daria certo!…

Quadro para cabeceira de cama

Posicionei o quadro na parede e marquei os furos. Depois de tudo furadinho, parafusei o quadro na parede.

Pausa para almoçar e pular na piscina para aliviar esse calor que nos tira o fôlego!… E vamos para a segunda parte – martelos, pregos e nível na mão!

Cabeceira de cama

Fui pregando madeira por madeira, como eu lembrava que o senhor que colocou o piso aqui de casa fazia: pregava no macho, em um ângulo oblíquo, para chegar no barrote. No meu caso, na travessa de baixo. Assim os preguinhos ficam escondidos no encaixe.

Cabeceira de cama

Usei um pedaço da própria madeira para forçar bem o encaixe entre elas e um nível para ter certeza de que nada ficaria torto. Cada pouquinho de inclinação, no final, pode deixar o todo muuuito torto!

Cabeceira de cama

E fim! (quase…). Hora de pedir a ajuda do pitoco pro trabalho sujo… passar a cera! Acabei gostando da madeira ao natural e desisti de pintar de branco. Quem sabe um dia eu canso dela assim e boto os pincéis a funcionar…

Cabeceira de cama 9

Caetano

Cabeceira de cama

Agora sim, de cabeceira nova!!! Ainda tem mais coisas por vir pra essa parede! Quando estiver mais adiantado, eu mando mais fotos!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS