Cachepô de tecido DIY

Ainda tá sem ideias do que dar de presente praquela amiga querida no Natal? Ô, minha nossa, chora não… vem cá que eu vou te dar uma dica que é tiro e queda! Faz um cachepô de tecido! Azamiga vão AMAR!

(cabe aqui uma observação: não, meus queridos, esse blog não é só de costurinhas, não. Se você não é dado a isso, não vá embora! Logo vão aparecer umas madeirinhas e umas tintinhas por aqui. Estão no forno! Rsss)

Cachepô de tecido DIY

Além de léééndos, eles são super versáteis! Nasceram como cachepôs, mas podem se transformar em porta-lápis, porta-panetone, porta-nozes, porta-cacalhada… vai da necessidade!

E esse aí ainda é dupla-face, acredita? Então vem ver…

Escolha 2 tecidos com estampas diferentes – um para dentro e um para fora – para poder mudar conforme o humor da vez. Dê preferencia para tecidos algo estruturados, como essa sarja cor crua, por exemplo, ou um tecido de algodão mais rústico.

Agora, defina o tamanho desejado para o cachepô. Use o vasinho que você pretende acomodar nele pra ter uma ideia do tamanho da base. Aí sai procurando na cozinha algum prato ou potinho que tenha mais ou menos esse tamanho… Quem aqui nunca apelou pro Duralex, né?… Risque no tecido em volta dele e corte a base. Ela é que vai determinar a largura do retângulo necessário para a lateral do cachepô.

Meça a circunferência total do pote que você vai usar, como na foto 1. Se deu 34cm, a largura do retângulo deve ter 33cm. Sempre 1cm a menos. A altura dele vai depender do resultado que você quer. Lembre-se que tem que considerar um pouco a mais para a dobrar a barra.

As medidas que eu usei, foram as seguintes:

Cachepô pequeno: esse potinho de sobremesa de fundo + retângulo para a lateral com 34x13cm

Cachepô grande: um prato de sobremesa de fundo + retângulo para a lateral com 57x24cm

Cachepô de tecido DIY

Como na foto 2, o próximo passo é dobrar o retângulo ao meio, com o lado direito para dentro e costurar na lateral.

Depois abra a base desse cilindro e vá alfinetando com um tantinho de paciência em volta de toda a base. Vai ficar como na foto 4.

Vá costurando e retirando os alfinetes. O resultado será o seguinte:

Cachepô de tecido DIY

Como esse cachepô será dupla face, você precisa fazer 2 cilindros. Eu optei por fazer uma das faces com tecido liso como esse aí de cima.

Use o ferro de passar para marcar uma dobrinha de aproximadamente 1cm na borda superior do seu cilindro, para dentro. Faça a mesma coisa com os 2.

Cachepô de tecido DIY

Agora coloque um dentro do outro, com essas dobrinhas se encontrando. A costura vai esconder isso no próximo passo.

Cachepô de tecido DIY

Você tem 2 opções: fazer um pesponto à mão ou costurar na máquina.

Cachepô de tecido

Com pesponto, ele fica assim:

Cachepô de tecido

Quem preferir, pode fazer na máquina de costura. Melhor para os perfeccionistas 😉

Cachepô de tecido DIY

Para o cachepô maior, eu aproveitei o tecido liso e criei uma estampa pra gente poder usar nesse clima natalino! Usando EVA, desenhei e cortei pinheirinhos em 2 tamanhos, colei com um pedacinho de fita dupla-face em uma plaquinha de acrílico (mas pode ser qualquer toquinho de madeira), passei tinta de tecido usando um rolinho de espuma e carimbei o tecido.

Cachepô de tecido DIY

Como não queria que as plantinhas da estampa ficassem de cabeça pra baixo quando eu fizesse a dobra do tecido, fiz uma emenda com uma tira da sarja, como na foto abaixo. Isso antes de costurar um cilindro no outro. Assim, na hora de dobrar, aparece apeas a borda lisa mesmo.

Cachepô de tecido DIY

Agora vejam como ficam essas belezinhas…

Cachepô de tecido DIY

Cachepô de tecido DIY

Olha aí como ficou lindo com a minha mini orquídea!…

7Mas desviados de função também ficam show de bola!Cachepô de tecido

Como eu já tava com tudo em mãos, fiz também um maior, com algodão bem rústico, que acabou ficando ótimo na árvore de Natal da minha irmã! Resultado: fiquei sem ele! :/

Cachepô de tecido DIY

Cachepô de tecido DIY

E ele também é dupla-face! Usei apenas pequenos triângulos de EVA para fazer essa estampa que está no lado direito. Assim ele será útil o ano todo!

Cachepô de tecido DIY

Que tal? Fica aí a dica… Um cachepô de tecido acompanhado de um panetone feito em casa! Hmmm… eu tenho uma receita de panetone incrível da minha vó. Nada daqueles panetones massudinhos, cheios de gordura hidrogenada, não… É dos clássicos, com castanhas, nozes, frutas secas… Se alguém quiser, posso compartilhar.

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS