Me Diga Onde Moras #5 – Casa da Cristina e do Oromar

Uma casa moderna, de um único pavimento, que se abre completamente para o verde através de grandes panos de vidro. Era exatamente isso o que o morador queria quando procurou a arquiteta Ângela Roldão para desenvolver o projeto. Admirador da arquitetura moderna, a referência de Oromar foi a icônica casa Farnsworth (1947), do arquiteto alemão Mies van der Rohe.

sala-de-estar-moderna

Bora dar o play pra passear comigo por lá?

A casa, que fica em Nova Lima (MG), foi uma das primeiras no condomínio a abrir mão dos muros. Totalmente integrada com o entorno, ela é um deleite para quem passa!

fachada-modernafachada-moderna

fachada

A casa tem estrutura metálica e é isolada do terreno por túneis subterrâneos que garantem conforto térmico, facilitam a manutenção de hidráulica e elétrica e ainda abrigam uma adega. Uma curiosidade é que toda a iluminação artificial da casa (exceto alguns spots na cozinha) vem do piso, através de luminárias de chão.

Além da arquitetura, alguns móveis e objetos também reafirmam o gosto do casal pelo modernismo. É o caso da mesa lateral Coffee table, de Eileen Gray, das cadeiras Wassily (sala) e Cesca (cozinha), de Marcel Bruer e da mesa de jantar Tavolo, de Oscar Niemeyer.

O forro foi feito com a reutilização do jacarandá do piso da casa que existia ali antes da nova construção. Ele se contrapõe e ao mesmo tempo equilibra a frieza do mármore do piso.

sala moderna

sala

No centro da casa, um jardim traz o verde literalmente pra dentro do ambiente! É lindo!

sala-de-estar-moderna

sala-de-estar-moderna

As poltronas e sofá Strip (vermelhos), de Cini Boeri, dão um ar mais despojado à decoração.

escultura-leao

Oromar e Cristina são grandes anfitriões e a casa é, com frequência, o local dos encontros entre amigos! Como bons mineiros, é na cozinha que essas reuniões acontecem!

A mesa foi construída na obra, com caibros de madeira que também eram da casa antiga.

cozinha-moderna

cozinha-preta

cozinha-preto

Uma clarabóia sobre a mesa de jantar garante um foco confortável de luz natural.

cozinha-moderna

cozinha-preta

A julgar pelo tamanho do fogão, a gente logo vê que eles não estão brincando quando falam que gostam de reunir muitos amigos por lá, né? 😉

E na cozinha, mais uma vez, a natureza se fazendo presente!

cozinha-com-jardim

cozinha-industrial

jardim

*Gostou? Essa é apenas a primeira parte dessa casa linda! Na segunda parte, que você pode conferir AQUI, mostramos a sala de TV, mais um tiquinho do jardim, banheiros e minha parte preferida – o hobby do dono da casa! Não percam!

A gente se vê em breve!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS