Como fazer um terrário

Já tem um tempinho que eu andava com vontade de fazer um terrário. Li um bocado aqui e ali sobre como fazer um em casa e, no dia anterior ao aniversário do Pedro, em uma ida à floricultura, eu decidi que montaria o meu. Comprei o que faltava e montei assim que cheguei em casa, super rapidinho. Juro que eu acho que não levei 20 minutos pra ficar com essa coisa maaaais linda em casa!

como fazer um terrario

Quer saber o que eu usei? Anota aí!

  • Pedriscos
  • Fibra de coco
  • Terra preta
  • Musgos
  • Suculenta
  • Itens decorativos (o que a imaginação permitir)
  • Casca de pinus ou pedras (opcionais)

Eu usei esses 2 tipos de musgos: O musgo bola (comprei na floricultura) e o musgo desses que crescem no jardim ou no meio fio… especialmente em locais de bastante umidade. Esse último eu retirei da calçada aqui em casa, usando uma espátula. O musgo bola dá um volume super bacana para o terrário.

A fibra de coco pode ser substituída por esfagno ou mesmo areia. Ele serve para ajudar na drenagem do excesso de água, sem que a terra preta caia para o meio dos pedriscos.

Eu acho super bacana usar alguma coisinha para dar um ar de floresta em miniatura pro terrário. Pode ser, como eu usei aqui, uma casinha de cerâmica; ou bonequinhos daqueles usados pra fazer maquete ou mesmo algum animalzinho da coleção do filhote! Rsss…

Aí é só colocar tudo em camadinhas, nessa ordem aí de baixo:

como fazer um terrario

O resultado não é lindo de morrer? Eu acho… 😉

Para mantê-lo úmido, eu estou borrifando água dia sim, dia não, por enquanto. Parece que está indo bem.

E nas buscas que eu fiz, achei muita coisa bacana sobre musgos. Por exemplo, você sabia que batendo em um liquidificador musgo, água e leite coalhado, você faz um caldo que pode ser pincelado em qualquer lugar para fazer mais musgo? Tipo assim, dá pra cobrir a casa!!! Aqui no Apartment Therapy eles mostram os detalhes.

E se você for super cool, vai ficar com vontade de transformar essa sopa aí de cima em uma escultura de musgo como essa aqui:

Aqui e aqui estão exemplos de como usar os mini personagens…

E se quiser fazer um terrário aberto, olha esse usando um vaso quebrado! Achei lindo, lindo!!!

É isso aí, gente, espero ter deixado alguém por aí com coceira a mão pra fazer também!

E lembrem-se, se alguém decidir fazer um por aí, me mostra, please!?… Vou adorar ver como ficou!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS