Como fazer uma pintura envelhecida

Muita gente que vem aqui em casa nos pergunta como fizemos a pintura envelhecida das paredes externas. Achei que seria bacana compartilhar o truquezinho que eu custei a descobrir e que dá esse ar Toscano pra nossa casa! hahaha… #vaisonhando

Pintura envelhecida

Aqui em casa, até os menores detalhes de acabamentos foram escolhidos por nós. Madrugadas na internet, muitas visitas a lojas de construção, centenas de ligações, viagens para achar materiais que não encontramos aqui…  agora imaginem tudo isso trabalhando 8 horas por dia e com 2 filhos, sendo um de 5 meses!… Foram meses enlouquecedores, mas deliciosos! Quem constrói sabe como é…

Agora, vou confessar pra vocês, por incrível que pareça, a escolha que me fez quebrar mais a cabeça foi a da pintura da casa. Juro, acho que fiz mais de 10 testes de tinta – tons de amarelo, de verde, de caramelo… eu simplesmente não conseguia achar um que ficasse como eu queria! Até que eu descobri a possibilidade de usar um gel para dar o aspecto envelhecido que eu tanto queria pra nossa paredinha! O reboco aqui é bem rústico, feito com areia grossa. Me pareceu que seria perfeito pra dar o efeito!

Corri pra loja de materiais de construção em que eu sabia que tinha uma consultora da Suvinil pra tirar algumas dúvidas. Ela me explicou o processo de pintura e eu escolhi uma cor para o meu gel – Lhama. Mesmo assim, eu queria ele um pouco mais claro, então bolamos uma fórmula só minha personalizada, onde tirávamos 30% do pigmento, pelo que eu me lembro. Vocês sabem que dá pra fazer isso? Eu não sabia e ADOREI! Sinceramente, não sei se dá pra fazer em qualquer loja ou se é só onde tem o profissional de referência da marca…

O gel é esse aqui, destacado em verde:

Gel envelhecedor suvinil

O processo é basicamente o seguinte:

Você pinta tudo de branco primeiro. Depois, vai passando o gel em áreas de mais ou menos 1m². Aí, antes que esse gel seque, você passa um pano qualquer, retirando parte da tinta e dando esse aspecto irregular. Isso funciona melhor no reboco rústico – o gel fica nos buraquinhos e sai com o pano nas áreas mais superficiais…

O efeito final é esse:

Pintura envelhecida

(só pra aproveitar a foto, reparem que usamos placas cimentícias como soleiras, passando apenas um impermeabilizante. Achamos que granito ficaria totalmente fora de contexto, já que a casa era mais rústica mesmo)

Mais um close!

Pintura envelhecida

Além de eu amar esse aspecto envelhecido, ele é muito duradouro!

Tá, eu sei, provavelmente tem um monte de arquitetos e decoradores que acham essa uma possibilidade óbvia! Mas, gente, pra mim, foi a descoberta da pipoca!!! Consegui resolver de uma vez por todas a pendenga da cor da casa!!!

Alguém aí, por favor, diga que compartilhou dessa minha angústia!!!… hihihi…

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS