Masthead header

Como transferir uma imagem do papel para a madeira

Continuando a decoração do quarto… fiz essa semana quadrinhos para a parede, transferindo imagens do papel para a madeira.

É coisa simples! Dá pra qualquer um encarar…

Aqui estão os materiais necessários: pedaços de madeira, tinta branca, cola para decoupagem, papel com impressão a laser, um rolinho de pintura e um pincel. Calma, esqueci de colocar na foto: lixa bem fininha (pode ser 320), verniz spray e pano umedecido.

Materiais

Comecei cortando alguns pedaços de madeira, do tamanho que eu queria. Usei a mesma madeira da cabeceira de cama. Claro que quem não tem uma serra em casa, não precisa se preocupar… vá em alguma casa que faz produtos para artesanato em madeira. Peça um corte de mdf (alguns lugares têm madeira também) no tamanho que você precisa ou compre aqueles com acabamento, se quiser alguma coisa mais delicada. Como eu gosto da coisa mais rústica, fico com o corte na serra ou no serrote! Outra opção é pedir com jeitinho em uma madeireira, que eles cortam pra você a madeira no tamanho necessário! 😉

Materiais

O próximo passo é pintar a base onde vai ficar a imagem. Isso não é obrigatório, mas deixa a imagem final com a cor mais próxima da que está no seu papel. Caso contrário, ela deve escurecer um pouquinho…

Eu usei um rolo já meio velhinho, porque não queria um acabamento muito homogêneo. Passei bem pouca tinta, sem fazer muita pressão com o rolinho. Como ele já está um tiquinho endurecido por causa dos restos de tinta, o resultado foi o seguinte:

Pintura

Deixe secar por 1 hora.

Agora vamos falar da imagem. Vale usar o que quiser… fotografia, desenho de criança, texto… Se for usar fotografia ou desenho, você precisará escanear e imprimir. Tem que usar impressora a laser (importante!). Eu usei papel offset 150g. Mais importante ainda, lembre-se de imprimir a imagem espelhada. Isso porque a parte impressa vai ficar virada para baixo quando aplicarmos na madeira.

Se você não estiver conseguindo bolar nenhuma imagem para usar, vale usar alguma da web. Tem vários sites e blogs que compartilham imagens para download gratuitamente! Vou dar três sugestões: The Handmade Home (imagens lindas, a maioria remetendo para um universo mais Kids); Feed Your Soul (este está um pouco desatualizado, mas tem um arquivo lindo); Oh, So Lovely.

Peraí, vai lá daqui a pouco… eu não acabei ainda! 😉

Para esses quadrinhos eu quis um texto, altamente simples, que pode ser feito até no word. Usei fontes diferentes, para dar um efeito bacaninha!

Amor

Passe a cola para decoupagem na superfície pintada e cole o papel, com a imagem PARA BAIXO! Use uma régua para eliminar as bolhas que ficam embaixo.

Colando

Deixe secar por pelo menos 4 horas. Eu deixei para finalizar no dia seguinte.

Pegue o pano úmido (na verdade meio encharcadinho…) e coloque sobre o papel. Ele vai começar a ficar transparente. Aí vem a parte mais legal! Comece a passar o dedo sobre  o papel. Você vai ver que a camada de papel vai saindo e sobrando só a imagem. Essa é a hora em que seus filhos vão querer participar…

Materiais

Materiais

Quando tirar bem todo o papel, deixe secar. Pode ser que a imagem ainda fique um pouco esbranquiçada e que você precise tirar mais, mas um pouquinho esbranquiçada ela pode ficar, porque isso se resolve depois com o verniz. Se for tirando mais ainda, vai ver que a própria imagem vai dando uma desgastada. Dependendo do efeito que você quer, pode ficar legal! Eu fiz isso. Aí pegue a lixa 320 ou próximo disso (bem fininha) e lixe com gentileza, só para eliminar as rugosidades que o papel deixou.

Materiais

Hora do spray! Certamente seus filhos vão querer participar dessa etapa também, mas é melhor evitar, né?… Se você tiver algum outro verniz em casa, tá valendo. Pode ser até o que é a base de água, para artesanato.

Materiais

É só deixar secar de novo e está pronto para “emparedar” onde quiser. Olha aí ele pintando na parede da cabeceira…

AMOR

No ano passado eu fiz um outro para colocar na lareira lá de casa. Usei uma foto do tênis do Caetano e a frase emprestada da Dorothy, do Mágico de Oz – quem não lembra… Eles andavam fissurados pelo Mágico na época! Aliás, é uma ótima dica de filme. Temos a primeira versão, de 1939, com a Judy Garland. Continua ótimo!

Dorothy

Olhe só que bacana o uso que o pessoal do The Handmade Home deu para essa técnica:

homemade_childrens_puzzle

E não esqueçam, se alguém usar a técnica, manda prá gente ver como ficou!

 

Você também poderá gostar de:

PINE ISTO! COMPARTILHE NO FACEBOOK INSCREVA-SE (RSS) 77,69,32,77,65,78,68,69,32,85,77,32,69,45,77,65,73,76LIAM-E MU EDNAM EM
  • Luciano Costa - 13/02/2017 - 11:02

    Olá, Fran

    Muito bom! Tenho feito alguns trabalhos com essa técnica e gostei dessa com a tinta branca. Qual a tinta utilizada? Vou tentar dessa forma.

    Obrigado!ReplyCancel

    • Wendel Santiago - 02/03/2017 - 11:14

      Ola Fran! Muito bom isso aí, estava procurando uma dica assim pra enfeitar minha barbearia! Essa técnica funciona em fundo de guarda roupas?ReplyCancel

      • Francine Bagnati - 12/03/2017 - 19:48

        Olá, Wendel! Desculpe pela demora em responder… Se o fundo for de madeira, vai funcionar, sim! Se ele tiver acabamento em verniz, eu recomendaria dar uma lixada antes… Bons trabalhos por aí!
        😉ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 13/02/2017 - 18:41

      Que legal, Luciano!
      Usei tinta acrílica mesmo, porque era a que eu tinha em casa, mas se você for comprar, acho que vale investir na tinta esmalte, que é a melhor opção para madeira!
      Espero ter ajudado!ReplyCancel

      • Luciano Costa - 14/02/2017 - 10:02

        Ajudou sim, Fran. Muito obrigado!ReplyCancel

  • Andréia - 07/06/2016 - 11:24

    Ameiiiii.vou fazer! Obrigada por repassarReplyCancel

  • nathalya - 08/05/2016 - 17:43

    adorei a ideia,gostaria de saber se pode ser em mdf!ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 24/05/2016 - 8:07

      Olá, Nathalya! Que legal!
      Eu nunca tentei em mdf, mas não vejo motivos pra não dar certo…
      Boa empreitada aí!
      BjsReplyCancel

  • […] Fran já ensinou a técnica aqui nesse link, mas você também pode aprender pelo link original da […]ReplyCancel

  • Ériko Pacheco - 03/10/2015 - 23:15

    Ficou show o efeito que gosto muito legal mesmo….valeu a dica.ReplyCancel

  • Victor Coelho Moreira de Azevedo - 06/08/2015 - 8:57

    Francine, bom dia, adorei seu blog e vou tentar fazer esse presente para o dia das pães (mãepai) kkk. Gostaria de tirar uma dúvida, só serve impressão 3d? Ou posso imprimir com impressora jato de tinta, mas com papel especial de foto, e se puder, qual papel você me indicaria?

    Obrigado.ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 12/08/2015 - 11:25

      Puxa vida, Victor… talvez eu tenha chegado tarde demais. Deixei passar o dia dos pais… Mil perdões. Eu estava com dificuldades de acessar minha página de gerenciamento do blog. Bom, de qualquer forma, todas as referências que eu já li sobre o assunto recomendam usar a impressão a laser mesmo. Imagino que você não vá ter o mesmo resultado com o papel de foto. Nunca tentei, pra ser bem sincera. Sempre que eu usei foto para isso, eu imprimi a imagem em papel offset na impressão a laser.
      Bons trabalhos por aí!
      BeijãoReplyCancel

  • Mariana Alckmin Herrmann - 23/07/2015 - 22:51

    Oi Francice, que legal essa ideia! Estou com uma madeira sobrando aqui e vou tentar fazer um lugar para xícaras, com uma imagem legal. Depois te conto se deu certo. Parabéns pelo blog. Bjs.ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 24/07/2015 - 12:02

      AH, que legal! Faz, sim, e depois me conta! Ainda mais pra quem tá de apê novo… com chance de fazer muita coisa nova… divirta-se!
      Beijão!ReplyCancel

  • marcella paiva cassete - 22/06/2015 - 18:02

    pesquisar e desenhar a casa de madeira e tirar a figura da casa de madeira na impressoraReplyCancel

  • Ju Porto Gusman - 30/04/2015 - 15:23

    Oi Fran, menina eu tenho pesquisado muito sobre esta técnica de transferência de imagens e só hoje fiquei conhecendo seu blog. Eu ameiiiii o seu trabalho, ficou lindo. Estes dias eu fiz com uma foto do meu marido e meu filho, só que usei uma madeira de fundo escuro…. não ficou nada legal. Mas como foi minha primeira tentativa e depois de aprofundar mais vi que se a madeira for escura a gente tem que fazer isso o que você fez, passar uma “leve mão” de tinta branca. Agora eu aprendi direitinho e tô super inspirada pra fazer um montão de quadros rsrsrsrsrsrs. Bjs, sucesso e tô assinando o feed pra ficar por dentro das novidades. Ah e se quiser conferir como ficou o meu quadro desastroso tá lá no blog: http://juportogusman.blogspot.com.br/2015/04/deu-errado-hoje-mas-vou-tentar-de-novo.htmlReplyCancel

    • Francine Bagnati - 01/05/2015 - 22:27

      Ju, que bom que você chegou aqui! Pois é, faz de novo com a pinturinha que a imagem vai ficar mais clara! Vi o teu post. Gostei da dica de usar a própria cola cascorez! Vou fazer com ela na próxima pra testar…
      Brigadão, viu? Boas artes por aí!
      Ah, e me avisa se fizeres novas tentativas!ReplyCancel

  • luiz fernando - 25/02/2015 - 8:12

    Muito legal, mas tenho uma dúvida. A cola para decoupagem substitui o GEL MEDIUM OU GEL ACRÍLICO? Muito obrigadoReplyCancel

    • Francine Bagnati - 26/02/2015 - 8:06

      Olá, Luiz! Eu já vi, sim, utilizarem o gel medium no lugar da cola para decoupagem. Eu pessoalmente nunca usei, mas pela descrição, o resultado é o mesmo…
      Bom trabalho por aí!ReplyCancel

  • […] ripas de cadeira antiga em pequenos quadradinhos e, para transferir a imagem, usei a mesma técnica daqui, de transferência de uma imagem do papel para a madeira. Agora que a festa passou, eles vão virar […]ReplyCancel

  • Gabriel - 12/09/2014 - 17:50

    Eu queria fazer isso em cima de uma mesa. Sai fácil da madeira ou é permanente?
    E se eu colocar um copo molhado em cima?ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 17/09/2014 - 22:49

      Oi, Gabriel! Mil desculpas pela demora em responder… Essa semaninha está mais puxada que o normal…
      Mas vamos lá – se você passar um verniz bom por cima, a imagem aguentará bem, sim. Nesse caso, não dá pra usar o verniz a base de água (óbvio! hehehe).
      Outra opção é colocar um tampo de vidro por cima. Eu não sou muito amiga deles, mas dependendo do ambiente e do seu estilo, fica bacana…
      E aí? Vai fazer? Se fizer, manda pra eu matar a curiosidade aqui!!!
      BeijosReplyCancel

  • Aline Esteves - 22/08/2014 - 13:01

    Olá,
    Gostaria de agradecer a você que mesmo sem saber, de alguma forma contribuiu para o sucesso do meu projeto “30 ideias em 30 dias”. Venha conhecê-lo! O projeto já acabou, mas ainda dá tempo de conferir a sua participação. Ela está citada nas referências da “Ideia#28“. http://30ideiasem30dias.wix.com/30ideiasem30dias
    Também no facebook ,Instagram e Pinterest:
    https://www.facebook.com/30ideiasem30dias
    @30ideiasem30dias
    Espero que goste! Sinta-se à vontade para curtir, comentar e compartilhar; afinal você, seu blog, seu site, seu post, sua dica… também são parte dele.
    Obrigada,
    Aline EstevesReplyCancel

    • Francine Bagnati - 23/08/2014 - 9:21

      Que legal, Aline! Puxa, muito gostoso ver que eu tive uma pontinha de contribuição pra esse projeto bacana! Já olhei algumas das ideias, mas quero passear com calma por todas elas! Parabéns! 1 por dia… não é mole….
      E brigarão por me dar esse retorno. Amei!
      Beijão grande e continue aí mostrando as suas artes!!!ReplyCancel

  • Tanus Eduardo - 06/08/2014 - 13:30

    Demais esta dica!!

    Sou graduado em Design Gráfico e trabalho com concept art para arte-sequencial… Games, quadrinhos, cinema, animação.

    Entrei só para te dar os parabéns pela idéia!!!

    Acabei usando sua técnica para transferir um veículo futurista que eu havia ilustrado a mão livre e posteriormente digitalizado para a criação de vetores em Illustrator. Depois os arquivos são pintados digitalmente no Photoshop.

    Porém eu queria o mesmo desenho finalizado à mão livre sobre um papel especial para ter o registro de todas as etapas de criação.

    O problema é que a impressão é feita em tamanho A2 não sendo possível fazer a mesma impressão a laser sobre papeis especiais – como o Aquarele Arches que acabei comprando – então o sistema de transferêcia acabou sendo ótimo. Ainda mais porque o papel Arches pode ser lavado.

    Muito obrigado por partilhar desta técnica!!

    Parabéns!!!

    Ps.: O trabalho com tipografias em diferentes tamanhos na palavra “AMoR” ficou muito bonito!ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 07/08/2014 - 9:04

      Nossa, Tanus, que bom que te ajudou! Nunca tinha nem ouvido falar do Aquarelle Arches. Fiu ver as especificações e fiquei super curiosa… deve dar uma impressão super bacana! É em algodão, né?
      Me diz uma coisa, como é que ele pode ser lavado??? Literalmente? Rss
      Brigadão pelas tuas considerações, viu?
      Beijo grande!ReplyCancel

  • Ana Lúcia Franceschi - 14/05/2014 - 18:33

    Francine…adorei teu blog e mais ainda teu bom gosto. Parabéns!! Ah! precisa colocar o “como fazer” aquele bolinho lindo da festa da Giulia(aquele que tinha açúcar de confeiteiro por cima) bom para utilizar como lembrançinha também. De agora em diante vou acompanhar teu blog e saber das novidades.ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 14/05/2014 - 23:32

      Oi, Ana! ÊÊÊ… fico muito feliz que tenhas gostado do blog!
      Hmmmm… aquele bolinho eu fiz com a mesma receita que tem no post “Amigos – e um bolo mesclado”! Só que no aniversário eu não coloquei a parte de chocolate e usei forminhas de silicone que deram o charme pro bolinho! hihihi…
      Beijão, Ana!ReplyCancel

  • Bianca - 30/03/2014 - 16:34

    Olá Francine, tudo bem?
    Eu fiz essa técnica, mas não deu muito certo.
    A parte que você diz que ficaria um pouquinho esbranquiçado o meu ficou muito e não consegui arrancar e nem com o verniz sumiu. Você tem ideia do que pode ser e o que eu posso fazer no próximo para que isso não ocorra?
    Adorei essa técnica e quero fazer até conseguir. Abraço.ReplyCancel

    • Francine Bagnati - 31/03/2014 - 20:02

      Bianca, fico muito feliz que tenhas se animado a fazer! Hmmm, vejamos o que pode ter dado errado… Você deixou o papel bem úmido pra poder ir passando o dedo e tirando o papel? Formam-se uns “rolinhos” de papel a medida que passa o dedo. Pode ir passando sem medo. Se começar a tirar demais, vai ver que vai saindo um pouco da própria figura. Você conseguiria me mandar uma foto de como ficou? Quem sabe eu consigo te ajudar melhor. Não é pra ter muita dificuldade, não. Você imprimiu em impressora a laser? Sabe qual papel usou?
      Vou esperar tuas informações pra ver como podemos resolver isso. Não desiste, não!!!
      Beijo!ReplyCancel

      • Bianca - 01/04/2014 - 10:53

        Olá Francine, eu tirei uma foto sim manda seu e-mail para eu lhe encaminhar. Eu passei polisten rsrsrs não ficou como eu queria com o polisten, mas acabou que sumiu o branco. Não irei desistir não, eu só passei o polisten para nao perder o trabalho, mas vou fazer mais. Eu fiz com o offiset 150g imprimi a laser. Eu encharquei bem e passei o dedo conforme informado no seu post e formou os rolinhos foi bem fácil, mas ficou bem branco. Será que pode ser excesso de cola? manda seu e-mail que encaminho a foto. Grata pela ajuda.ReplyCancel

  • Aline Silva - 10/03/2014 - 17:42

    Ai que show!!! Muito legal! Vou fazer vários *-* Parabéns!ReplyCancel

  • Flávia - 24/02/2014 - 21:44

    Mais uma idéia Linda!! Amando seu Blog e sua generosidade em dividir. Tão simples, fácil de fazer e lindo!!

    Bjusss,té!ReplyCancel

  • Elaine - 24/02/2014 - 13:09

    Fran,

    Esta casa está ficando cada dia mais linda!!!! Quando preicisar vamos te recrutar para BH.

    Bjs, para você, Léo, Pedroa e Cae.ReplyCancel

  • Ticiane - 24/02/2014 - 12:13

    Adorei Francine! Com certeza vou fazer e mando pra você!
    Conheci seu blog através da Ana Medeiros e estou adorando!

    Beijinho,
    Ticiane
    http://www.casa18.com.brReplyCancel

    • Francine Bagnati - 24/02/2014 - 20:52

      Que legal, Ticiane! Só agora é que estou passando de expectadora da blogosfera a blogueira… e estou achando massa essa possibilidade de trocas! Já visitei o teu blog e achei lindo! Vou acompanhar de perto… Bota ele no bloglovin’! Brigadão pelo retorno!!! Beijo, FranReplyCancel

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*