Como transferir uma imagem do papel para a madeira

Continuando a decoração do quarto… fiz essa semana quadrinhos para a parede, transferindo imagens do papel para a madeira.

É coisa simples! Dá pra qualquer um encarar…

Aqui estão os materiais necessários: pedaços de madeira, tinta branca, cola para decoupagem, papel com impressão a laser, um rolinho de pintura e um pincel. Calma, esqueci de colocar na foto: lixa bem fininha (pode ser 320), verniz spray e pano umedecido.

Materiais

Comecei cortando alguns pedaços de madeira, do tamanho que eu queria. Usei a mesma madeira da cabeceira de cama. Claro que quem não tem uma serra em casa, não precisa se preocupar… vá em alguma casa que faz produtos para artesanato em madeira. Peça um corte de mdf (alguns lugares têm madeira também) no tamanho que você precisa ou compre aqueles com acabamento, se quiser alguma coisa mais delicada. Como eu gosto da coisa mais rústica, fico com o corte na serra ou no serrote! Outra opção é pedir com jeitinho em uma madeireira, que eles cortam pra você a madeira no tamanho necessário! 😉

Materiais

O próximo passo é pintar a base onde vai ficar a imagem. Isso não é obrigatório, mas deixa a imagem final com a cor mais próxima da que está no seu papel. Caso contrário, ela deve escurecer um pouquinho…

Eu usei um rolo já meio velhinho, porque não queria um acabamento muito homogêneo. Passei bem pouca tinta, sem fazer muita pressão com o rolinho. Como ele já está um tiquinho endurecido por causa dos restos de tinta, o resultado foi o seguinte:

Pintura

Deixe secar por 1 hora.

Agora vamos falar da imagem. Vale usar o que quiser… fotografia, desenho de criança, texto… Se for usar fotografia ou desenho, você precisará escanear e imprimir. Tem que usar impressora a laser (importante!). Eu usei papel offset 150g. Mais importante ainda, lembre-se de imprimir a imagem espelhada. Isso porque a parte impressa vai ficar virada para baixo quando aplicarmos na madeira.

Se você não estiver conseguindo bolar nenhuma imagem para usar, vale usar alguma da web. Tem vários sites e blogs que compartilham imagens para download gratuitamente! Vou dar três sugestões: The Handmade Home (imagens lindas, a maioria remetendo para um universo mais Kids); Feed Your Soul (este está um pouco desatualizado, mas tem um arquivo lindo); Oh, So Lovely.

Peraí, vai lá daqui a pouco… eu não acabei ainda! 😉

Para esses quadrinhos eu quis um texto, altamente simples, que pode ser feito até no word. Usei fontes diferentes, para dar um efeito bacaninha!

Amor

Passe a cola para decoupagem na superfície pintada e cole o papel, com a imagem PARA BAIXO! Use uma régua para eliminar as bolhas que ficam embaixo.

Colando

Deixe secar por pelo menos 4 horas. Eu deixei para finalizar no dia seguinte.

Pegue o pano úmido (na verdade meio encharcadinho…) e coloque sobre o papel. Ele vai começar a ficar transparente. Aí vem a parte mais legal! Comece a passar o dedo sobre  o papel. Você vai ver que a camada de papel vai saindo e sobrando só a imagem. Essa é a hora em que seus filhos vão querer participar…

Materiais

Materiais

Quando tirar bem todo o papel, deixe secar. Pode ser que a imagem ainda fique um pouco esbranquiçada e que você precise tirar mais, mas um pouquinho esbranquiçada ela pode ficar, porque isso se resolve depois com o verniz. Se for tirando mais ainda, vai ver que a própria imagem vai dando uma desgastada. Dependendo do efeito que você quer, pode ficar legal! Eu fiz isso. Aí pegue a lixa 320 ou próximo disso (bem fininha) e lixe com gentileza, só para eliminar as rugosidades que o papel deixou.

Materiais

Hora do spray! Certamente seus filhos vão querer participar dessa etapa também, mas é melhor evitar, né?… Se você tiver algum outro verniz em casa, tá valendo. Pode ser até o que é a base de água, para artesanato.

Materiais

É só deixar secar de novo e está pronto para “emparedar” onde quiser. Olha aí ele pintando na parede da cabeceira…

AMOR

No ano passado eu fiz um outro para colocar na lareira lá de casa. Usei uma foto do tênis do Caetano e a frase emprestada da Dorothy, do Mágico de Oz – quem não lembra… Eles andavam fissurados pelo Mágico na época! Aliás, é uma ótima dica de filme. Temos a primeira versão, de 1939, com a Judy Garland. Continua ótimo!

Dorothy

Olhe só que bacana o uso que o pessoal do The Handmade Home deu para essa técnica:

homemade_childrens_puzzle

E não esqueçam, se alguém usar a técnica, manda prá gente ver como ficou!

 

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS