Cortina para a cozinha com paninhos de prato

Faz bastante tempo que eu vinha procurando um tecido bacaninha pra fazer uma cortina para a cozinha daqui de casa. Cheguei a comprar um, mas não fiquei convencida de que era o que eu queria. Aí eu fiz o que eu sempre faço nesses casos… deixo pra lá… uma hora eu acho o que eu quero. Fico de olhos atentos, mas sem procurar demais…

Eis que um dia desses eu estava no supermercado e vi uns paninhos de prato que  eu adorei! Um xadrez meio rusticão! Taí! Achei o tecido certo! E veio bem a calhar com a minha vontade de fazer uma coisa bem prática. Vejam aí…

cortina para a cozinha

Até hoje de manhã, esse cantinho era assim:

cortina para a cozinha

Eu gosto muito da luz que entrava na cozinha por essa janela, mas eu queria uma cortina para manter um pouco mais de segurança durante a noite…

Querem ver o processo? É super simples!

Comecei comprando um pedaço de metal que se chama de vergalhão em uma loja de materiais de construção, além de 2 parafusos de argola (deve ter um nome técnico, mas eu não sei. Vocês entenderão na foto mais à frente). Pintei todos com zarcão e depois com tinta spray preta. Isso servirá para pendurar a cortina. Essa foto foi tirada pelo Pedro…

tinta spray

Agora vamos aos paninhos de prato…

paninhos de prato

Comecei cortando a parte final de cada pano, para um tamanho final que cobrisse minha janela e passasse uns 15cm para baixo. Fiz uma costura em 3 tempos. Primeiro uma costura com um pano sobre o outro, como no detalhe da foto da direita. Depois dobrei essa emenda e fiz 2 costuras paralelas, como nas fotos ali embaixo.

cortina para a cozinha

cortina para a cozinhaÔpa, peraí… pausa para um pãozinho de queijo com café que esse dominguinho tá de chuva por essas bandas. Tá merecendo… A geleia é de laranjinha e foi feita pelo meu mineiro preferido! Uma delícia…

Agora sim… pronta para continuar! Cortei tiras de tecido de 2cm e costurei aos pares na extremidade do pano. Optei por fazer sem acabamento mesmo, porque achei que o fato de ela ficar meio desfiada com o tempo ia ser até legal.

cortina para a cozinha

Uma pausa na costura para fixar o “varão”. Entre aspas porque é bem mais simples do que isso. Apenas o vergalhão que mostrei antes, com os 2 parafusos de argola.

Esses 2 baixinhos são muito figuras! sempre por perto querendo ajudar… Tem uma menininha linda que eu conheço, chamada Marina, que cantava assim a música do Palavra Cantada: “Criança não trabalha, criança atrapalha!”. Ela tinha certeza que era isso que a Sandra e o Paulo Tatit cantavam! Rsss… Realmente dá mais trabalho fazer esse tipo de coisas com as crianças por perto massss… é bem mais divertido! O Pedro queria fotografar e o Caetano iluminava o foco pra mim!

cortina para a cozinha

cortina para a cozinhaTem jeito mais simples de fixar uma cortina? Acho que não…

Hora de pendurar a cortina com nozinhos nas tiras de tecido que eu costurei. Olhando a foto, acho que vou cortar um pouco dessas pontas…

cortina para a cozinhaPara manter a cortina aberta durante o dia, cortei 8 tiras de tecido de 60,0 x 4,5cm. Costurei no avesso, deixando com uma pequena alça de fitinha em uma das pontas, para prender da seguinte forma:

cortina para a cozinha

cortina para a cozinhaEsses ganchinhos de porcelana foram achados pela minha mãe nas coisinhas da minha avó…Eles são lindos!

Dessa forma, eu não preciso desmanchar o laço quanto quiser fechar a cortina. É só soltar a alça do gancho!

cortina para a cozinha

cortina para a cozinha

cortina para a cozinha

cortina para a cozinhaGostou da facilidade? Quem sabe tem uma janelinha aí pela sua casa precisando de uma roupinha dessas?…

Claro que tem um milhão de outras formas de fazer cortinas, mas dessa vez eu queria uma coisa simples e rápida!

Quer mais ideias? Dá uma olhada neste painel do Pinterest!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS