Desenho para não desenhistas

 

Se tem uma coisa que eu queria saber fazer nessa vida é desenhar. Sabe aquela capacidade de imaginar um personagem e thcum… colocar no papel? Poizé… eu não tenho! Quase que consigo chegar perto dos desenhos do Pedro (quase). Meu primo que é arquiteto e ilustrador de mão cheia, diz que isso é questão de treino. É, acho que eu poderia treinar mais mesmo (mas se alguém tiver dicas pra me dar, algum curso, coisa e tal… tô dentro!).

Tem uma segunda aptidão que eu gostaria de ter que é cantar. Só mesmo os meus filhos e as janelas do meu carro pra me aturar cantando. Ainda bem que eu tenho eles… kkkk…

Bom, voltando ao desenho, eu gostaria muito de poder pendurar na parede desenhos ou aquarelas feitos por mim, mas meu apreço pela decoração não me permite tal crime! Acontece que um dia desses eu estava brincando no Photoshop com uma foto e comecei a explorar a Galeria de Filtros. Aprendi a usar o Photoshop com minha amiga Clá, mas até hoje uso apenas edições de foto básicas e as ferramentas que me permitem fazer as coisinhas dos nossos aniversários caseiros!… Aí eu comecei a perceber como pode ser bacana transformar uma foto em uma coisa que se pareça com um desenho ou uma pintura. Tipo uma técnica de desenhos para não desenhistas. O primeiro uso que eu dei pra isso foi com a foto que eu usei para colocar no nosso quarto. Alguém reparou? Aí embaixo está a foto à esquerda, que eu fiz em uma das nossas caminhadas na Costa da Lagoa, aqui em Floripa. É de um pé de café cereja que, aliás, é uma delicia de comer – tem um saborzinho de café, mas bem adocicado! Ao lado, ela com o efeito recorte de arestas, do Photoshop.

Efeito recorte de arestas do photoshopClaro que quando eu comecei a brincar eu quis testar os efeitos com todas as fotos do meu computador, né? Vou colocar abaixo alguns exemplos – fotos originais e com efeito. (abaixo da foto, o efeito que usei)

efeito vitral do photoshopefeito vitral do photoshop

Efeito vitral

Consigo imaginar essa foto em um uma moldura bem grande no quarto do Caê! Não ia ficar um barato?

efeito arestas acentuadas do photoshop

efeito arestas acentuadas do photoshop

efeito arestas acentuadas

efeito texturizador do photoshop

efeito texturizador do photoshop efeito texturizador – tela de pintura

efeito vidro do photoshop

efeito vidro do photoshopefeito vidro

efeito vitral do photoshopefeito vitral do photoshopefeito vitral de novo, agora com tamanho menor das pastilhas

efeito estampa do photoshopefeito estampa do photoshopefeito estampa

efeito recorte de arestas do photoshopefeito recorte de arestas do photoshopefeito recorte de arestas de novo (meu efeito preferido!)

Este último eu deixei com menos definição ainda (você consegue modificar ajustes como definição da aresta, número de camadas… mudando o resultado final). Quem não conhece a foto original não vai entender do que se trata, mas acho que eu ia gostar de ter essa imagem no meu quarto. Eu na rede, olhando meus filhos enquanto brincam. Adoro essa lembrança de como é bom vê-los crescer! Mesmo que na rede de fato eu não consiga ficar mais do que 5 minutos, até que um deles precise de ajuda…

Aos pintores, desenhistas e ilustradores de plantão… minha consideração de que nada substitui o trabalho de vocês! NADA! Só achei uma brincadeira bacana que poderá, com certeza, ser usada nas paredes lá de casa. Quando eu “emparedar” mais um, eu mostro por aqui!

E se mais alguém se animar a fazer o mesmo, manda aqui pro blog!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS