DIY: Bancada com estrutura de ferro

Eu já comentei que tivemos uma certa correria na semana que antecedeu o aniversário do Léo para arrumar aquelas coisas que a gente vai adiando, adiando… Lá no insta eu mostrei que conseguimos finalmente instalar a bancada do banheiro da oficina! E adivinhem… fizemos uma bancada com estrutura de ferro e madeira no apoio!

bancada com estrutura de ferro

A ideia era usar um poste de madeira que estava no nosso terreno há mais de 30 anos. Quando fomos retirar o entulho para construir a casa, eu olhei pra ele e pensei… deve ter coisa boa aí por baixo dessa camada meio podrinha… Aí eu dei um corte na ponta e lá estava ela – madeira viva, linda, cheirosa! Guardei até hoje e finalmente chegou a hora de usar!

Como ela é super pesada, decidi fazer uma base firme. Achei que o ferro casaria super bem com o conjunto oficina – cervejaria.

Fiz minhas medidas e me mandei pra loja de materiais de construção. O ferro é o que chamam de tubo de condução. Você pode encontrá-lo em diversas bitolas. Os que mais casam com esses projetinhos (claro, depende de quão robusto é o móvel que você vai montar) são os de 1″ e os de 3/4″. Essa é a medida interna do ferro, portanto, a aparência é mesmo de um ferro um pouco mais grosso – uns 6mm a mais. No meu caso, não tive opção. Só tinha o de 1″ na loja e como eu precisava de imediato, não deu pra pesquisar muito.

Quando fui na loja, já levei o meu desenho e as medidas que eu precisava. Na hora de fazer o seu planejamento de corte, leve em consideração que as emendas (os Ts) têm uma parte sem rosca. Algo em torno de 3cm, que devem ser descontados do tamanho desejado para a peça.

bancada com estrutura de ferro

Na própria loja eles fizeram todos os cortes que eu precisava. Aí eu levei as peças no torneiro para fazer a rosca em todas as pontas. Isso não sai a maior barateza do mundo, não, minha gente. Vale dar uma perguntada pra achar um preço bacana.

Como os Ts e os flanges tinham uma cor diferente do tubo, decidi pintar todo o conjunto com tinta spray fosca.

Não fotografei o processo de montagem do apoio da bancada, mas meu sogro me ajudou a unir as 3 partes do poste com uma barra roscada por dentro, para que ele ficasse estável. Furei o centro para passar a tubulação da pia, dei uma boa lixada e pintei com verniz.

E aí foi só montar o quebra-cabeça! Ganhamos um banheiro com DIY E com reaproveitamento! Tudo que amamos! E com uma super pegada industrial. Não ficou bacana? Saca só:

bancada com estrutura de ferro

Aquela madeira abaixo da bancada entrou na jogada para esconder um pequeno rombo que tivemos que fazer depois de furar um cano! #ninguémmerece Fazer o quê, né? Ossos do ofício. Agora vai ficar. Kkkk…

bancada com estrutura de ferro

bancada com estrutura de ferro

O espelho também foi reaproveitado. Já morava no banheiro antigo. Era bejezinho, sem-gracinha, mas tinha potencial! Troquei o espelho, passei tinta spray na estrutura e pronto. Ficou bem na vibe do conjunto!

E ainda na loja de materiais de contrução eu achei esse gancho, que eu achei que daria um porta-toalhas perfeito! Na foto da esquerda, juntei 2 deles mais um tubinho plástico de porta papel higiênico e voilá! Por 10 pilas mais uns ml de tinta pray e temos onde colocar o rolinho!

bancada com estrutura de ferro

Pra finalizar, daquelas fotos que eu adoro: ANTES E DEPOIS pra vocês…

bancada com estrutura de ferro

Nos próximos dias vou tentar colocar aqui algumas outras ideias de móveis feitos com estrutura em ferro.

E por hoje é só, que eu ainda preciso estudar! hehehe…

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS