Mesa para oficina

Queridos, queridas… vocês já seguem o Lá de Casa no Instagram e no Facebook? Bom, se seguem, já sabem que a nossa oficina está em processo e em breve vai poder abrigar muitos projetos no melhor estilo Faça Você Mesmo! E a gente ama isso, né?… 😉

Pois eu resolvi compartilhar com vocês um pouquinho do que está preenchendo a oficina. Tem coisa feita em casa? Tem sinsinhô!!!

E hoje é a vez da super mesa, feita completamente com madeiras de reaproveitamento. Ai, como eu fico feliz em dizer isso!  Na verdade, compramos alguns parafusos e as rodinhas, mas me considero perdoada…. Ói ela aí:

Mesa para oficina

Vou contar uma coisa (na verdade, três): o tempo anda apertadinho, um bebê em casa consome quase todos os períodos de folga e trabalho demais atrapalha o lazer… não necessariamente nessa ordem. Isso não quer dizer que a gente não faça! Só quer dizer que as fotos serão improvisadas! Rsss… E como eu não tinha planos de compartilhar um passo a passo da mesa, temos apenas algumas fotenhas. Mas acho que vai dar pra entender.

Arregacemos as mangas!

Nós definimos o tamanho da mesa a partir das tábuas que já tínhamos e que seriam usadas no tampo (usamos prateleiras que já existiam no antigo depósito). Considerei que a base da mesa deveria ter 24cm a menos do que o tamanho total do tampo (12cm para cada lado).

Defini uma altura de 78cm para a mesa. Na hora de cortar os pés (sobras de madeiras de demolição da escada aqui de casa), diminui 15cm, por causa das rodinhas e da espessura do tampo.

O esquema da base da mesa é muuuuito simples: os 2 pés de cada lado unidos por travessas, a superior por fora e a inferior por dentro, como na foto abaixo. Precisamos de 2 pares como estes.

Mesa para oficina

Usamos parafusos sextavados de bitola 10. Dois em cada ponto de fixação.

Mesa para oficina

O próximo passo foi unir os pés, usando a travessa maior, também com 24cm a menos que o tampo.

Ah, o cheirinho de madeira… se vocês pudessem sentir…

Mesa para oficina

Fazendo isso dos 2 lados, teremos a base pronta. Aí é só fixar o tampo! Usamos parafusos fortes para colocar o tampo na pressão mesmo e diminuir o “empenado” da tábua.

Mesa para oficina

Nessa foto ela já está pronta!!! Vocês vão reparar que tem mais uma madeira, por baixo, unindo os pés, Isso foi só porque a rodinha que compramos era um pouco mais larga que a nossa base. Precisamos fazer isso para fixá-las. Além disso, usamos resto do assoalho da minha mãe apoiados e parafusados nas travessas internas, para criar um grande apoio. Ele servirá para acomodar retalhos de madeira ou ferramentas.

Mesa para oficina

Mesa para oficina

Por conta dessa madeira empenada, decidimos colocar mais uma travessa no meio da mesa (detalhe abaixo), para parafusar justamente o meio dela.

Mesa para oficina

Agora falta só uma boa lixada, para revitalizar a madeira e pronto! Teremos uma mesa incrível! Forte, espaçosa, baratíssima e, ainda por cima, móvel!

Fiquei super feliz com o resultado! Sim, já evoluímos um pouco mais na montagem da oficina e logo eu venho mostrar o painel de ferramentas!!! Overdose de marcenaria? Ui, ui, ui… reclamem aí que eu seguro a onda…

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS