Nossa árvore de Natal

Ai, minha nossa, já estamos nos últimos dias de dezembro, todo mundo em clima de “deu pra ti, internet”, e só agora eu estou conseguindo compartilhar o que foi feito da nossa árvore de Natal… Perdoa aí, Papai Noel?… Acontece que foi só essa semana mesmo que as peças todas se juntaram!

E não é por nada, não, mas eu gostei do resultado!… hihihi

Árvore de Natal

Estão vendo aí as letras iluminadas com as iniciais dos nomes dos meninos? Pois eu vou mostrar aqui como fizemos!

Por um bom tempo eu procurei em alguma loja online nacional as letras de papel maché, como esta aí embaixo, à venda no eBay. Eu sei que já vi por aqui, mas não consegui lembrar onde… Se alguém tiver alguma dica, manda aí! De qualquer forma, eu queria que elas tivessem tamanhos variados, então acabei fazendo em casa mesmo, com a técnica do papel machê. Bem o meu tipinho, né?…

E foi assim que se assucedeu

Imprimi as letras com os tamanhos aproximados  ao que eu queria e passei para um pedaço de papelão. Só dá papelão de fralda aqui em casa!…

Depois cortei tiras de cartolina com 5cm de diâmetro. Marquei 1cm da bordinha, dobrei e fiz um monte de picotes, como franjinhas, com espaço de mais ou menos 0,5cm, mas beeem no olho. Quanto mais curvas tiver, mais picotes você deve fazer. Na parte reta, quase não precisa. Passamos cola na beiradinha da traseira da letra e fomos colando a franja. Marquei as quinas das letras antes de colar, para que ficasse bem quadradinho. Vejam essas fotos pra entender melhor tudo isso.

Letras iluminadas

Ó os meus assistentes de novo se metendo nas fotos… Porque, neah… já que estamos aí, vamos embolar as foto da mamãe… kkk…

Pedro

Letra de papel machê

Aí nessa foto de cima deu pra ver como ficou com o papelão colado, né?

Letras de papel machê

Depois que tudo secou, fizemos a goma para colar as camadas de papelão picado. Isso eu já ensinei a fazer aqui, com a máscara de urso. Lembram?

Letras de papel machê

Tiras fininhas facilitam fazer as curvas bem detalhadas! É só molhar os pedacinhos de jornal na goma, retirar o excesso e ir colando na letra. Para que ela ficasse bem firminha, fizemos 2 camadas. Nos locais mais molinhos, cheguamos a fazer 3. Vale a pena deixar secar bem entre uma camada e outra. No sol a coisa vai mais rápido, mas o ideal é deixar a próxima pro dia seguinte.

Depois disso, passamos uma camada de tinta branca e 2 camadas das cores desejadas, deixando secar entre as demãos. Demos, também, uma lixadinha de leve pra tirar um pouco das irregularidades. Por fim, uma camada de verniz spray semi-brilho.

Letra de papel machê

Para encaixar as luzinhas, achei mais fácil fazer os furinhos usando a furadeira mesmo, com uma broca n°4. Como os furos ficam com as bordinhas irregulares, usei uma chave qualquer para enfiar essas rebarbinhas para a parte de dentro.

Letras de papel maché

Assim elas ficaram! Um P grande, um C médio e um R pequenininho…

Letras de papel machê

Com tudo isso feito, foi só encaixar as luzinhas, uma a uma, nos buraquinhos. Esqueci completamente de bater uma foto da traseira das letras para mostrar como ficaram… Fico devendo essa. Usei um cordão de 100 luzinhas. No pé do P ainda coloquei um pesinho, para ele ficar em pé.

Letras iluminadas

Letras de papel maché

Letras de papel maché

Tudo bem… não dá mais tempo de fazer para este Natal, que já está batendo à porta, mas quem sabe pro ano que vem, ou mesmo para uma festinha de aniversário!?… 😉

Espero que vocês tenham gostado.

E, dito isso, aviso aos navegantes que parti! hihihi… Estou me concedendo umas férias em terras mineiras! Nos vemos em breve!!!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS