O jeito mais fácil do mundo de costurar capas de almofada

Na semana passada a máquina de costura decidiu trabalhar aqui em casa! Fiz várias almofadas para o quartinho do Rafa… finalmente!!!

Eu nem tinha ideia de compartilhar isso aqui, porque essas capas de almofada são TÃO fáceis de fazer que eu achei que não ia ser novidade pra ninguém, mas néah, VAIQUÊ alguém olha elas e se anima a fazer em casa…

Então aí vai, o jeito mais fácil do mundo de costurar capas de almofadas!

Almofadas DIY

Na verdade, essas capinhas são exatamente como fronhas, sem zíper. Por isso são tão simples de se fazer.

Vou explicar com essa, que foi a última que eu fiz e a única que eu lembrei de fotografar…

Primeiro pense no tamanho desejado para a almofada. Se você for comprar o enchimento pronto, veja o tamanho disponível. Os mais fáceis de encontrar por aí são de 45x45cm. Se esse for o tamanho da sua almofada, você vai precisar de um quadrado de tecido com 48cm de lado e um retângulo com 48x57cm. O retângulo você vai cortar em 2 no sentido comprido, na proporção de 2/3 e 1/3 aproximadamente, como na foto abaixo.

Capa de almofada

Veja que nesta almofada, o meu quadrado da frente tem uma montagem diferente, com 3 estampas de tecido e com o desenho de nozes na barra de baixo, feitos com carimbo de EVA, mas pode ser um tecido único, com a estampa da sua escolha…

Agora você vai trabalhar com o tecido de trás. Em uma das extremidades de cada parte do tecido, passe e marque uma pequena barra, para fazer o acabamento.

Capas de almofada

Posicione, então, os tecidos, direito com direito, da seguinte forma:

Capas de almofada

Primeiro a parte maior da face posterior e, depois, a parte menor. Alfinete as camadas de tecido e passe uma costura em volta de tudo.

Capas de almofada

Agora passe uma costura em zigue-zague para dar acabamento em toda volta.

Capas de almofada

Pronto, gente, é só desvirar e sua capa de almofada estará pronta para dar aquele tchan no sofá da casa, na cama, no chão da sala, na varanda… Sai encapando aí!!!

Para fazer as almofadas no tamanho e formato que você quiser, faça o seu próprio enchimento! Eu usei TNT branco. Cortei com 1cm a mais do que o tamanho final da minha almofada, costurei em volta, deixando um buraco para colocar a fibra e depois terminei de costurar. Fácil, fácil…

Capa de almofada

Capas de almofada

Costurar essa capa é tão fácil que dá pra fazer até com uma cambada de crianças pendurada na janela! Pra quem quer saber como é que eu consigo fazer as minhas artes, é assim, ó:

Capas de almofada

Que tal? Os-guri-tudo-apinhado!… Roubam meus alfinetes, escolhem a música que vai tocar, até se escondem embaixo da bancada pra apertar o pé da máquina na hora que não é pra apertar! Afe Maria!… Kkkk…

Capas de almofada

Capas de almofada

Capas de almofada

Mas, gente, deu tudo certo… Olhem aí as almofadas que fizemos, todas usando a mesma técnica, apesar de cada uma ter uma proposta diferente. Se você fez 2 ou 3 almofadas das bem normaizinhas, já vai conseguir começar a pensar nessas variações. E, pra mim, isso é o mais legal! Não tem limites pras possibilidades de combinações que você pode fazer. Rendas, fitas, apliques…

Nessa, por exemplo, eu costurei um passarinho usando a máquina, mas poderia ter sido um bordado à mão. Coloquei, também, uma fita grelô pra dar um charme…

Almofadas DIY

Nesta outra, eu apliquei 2 faixas de rendas desviadas da caixinha de costuras da minha mãe.

Capa de almofada

Ah, e almofadinha de nuvem é coisa bem lindinha, né? Não dava pra deixar de fora…

Almofada de nuvem

Almofadas

Que tal? Elas não deixaram 0 berço do Rafa super alegre?

Sim, sim… mais essas 2…

Almofadas

Agora, se você não tá afim de usar uma máquina de costura… ainda assim tem jeito! Um deles é substituir a costura por cola de tecido ou por uma fita adesiva como essa que eu usei para fazer a bainha da minha calça aqui.

Nem isso quer fazer? Faz uma SEM costura e SEM cola! O blog Black Sheep Wools te ensina a fazer essa:

Olha, não sei se esse passo a passo vai ajudar alguém, mas eu me diverti à beça fazendo essas capas de almofada pro Rafa! Que venham as próximas costuras…

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS