Ovos coloridos para a páscoa – como fazer

Quando eu era bem pequena, passávamos a páscoa na casa da minha avó e ela pintava com corantes coloridos um monte de ovos cozidos. Colocava os ovos para secar em um pano branquinho, deixando a marca das cores e pendurava esse pano no varal. Tudo isso enquanto todos dormiam. No dia seguinte, quando acordávamos, lá estava uma fruteira cheia de ovos coloridos e uma sujeira bem espalhada que supostamente tinha sido deixada pelo coelho desastrado! Essas fantasias eram uma delícia! Por muito tempo achei que só dava pra tingir ovos usando aquele corante importado da Alemanha que ela usava. Ainda bem que a internet nos ajuda a achar outras opções!

Então aqui vai uma sugestão de como fazer ovos coloridos para a páscoa! Só que esses são para rechear de coisas gostosas: amendoim, confeti, uva passa, balinha de goma… Eu vou sempre no bom e velho amendoim doce!

Ovos coloridos para a páscoa

Você vai precisar de: corante de alimentos, água quente, vinagre e ovos brancos vazios (faça um furo pequeno embaixo, por onde você vai depois colocar os amendoins).

Ovos coloridos para a páscoa

Dessa vez eu quis fazer os ovinhos em degradê e tive ajuda dos meus baixinhos. Eu preferi fazer em 3 copos diferentes, porque achei que ficaria mais fácil pra eles. Misture 1 copo de água quente para 1 colher de sobremesa de vinagre. Para o efeito em degradê, coloque 1 gota de corante no primeiro copo, 3 gotas no segundo e 6 no terceiro. Isso vale para cores escuras. Para as mais claras, como o amarelo e o laranja, você vai precisar de mais gotas, mas aí vale a pena ir testando. O Pedro adorou ficar olhando o movimento do corante se misturando à água.

Ovos coloridos para a páscoaOvos coloridos para a páscoa

Corantes

Você vai mergulhar o ovo todo primeiro na cor mais clara. Deixe por aproximadamente 1 minuto, mexendo com a colher. Depois segure pelo buraquinho e mergulhe mais ou menos 2/3 dele no segundo copo, pelo mesmo tempo ou até que esteja com uma cor intermediária.  Por último, mergulhe o outro 1/3 no terceiro copo. Coloque sobre um guardanapo para secar.

Ovos coloridos para a páscoa

Você reparou que estes são roxos e não os azuis que os meninos estavam fazendo mais pra cima. É que estes eu fiz como teste, sozinha. Repita o processo com as cores que quiser.

Ovos coloridos para a páscoa

Ovos coloridos para a páscoa Ovos coloridos para a páscoa

Vou aproveitar para mostrar algumas variações.  Neste primeiro eu colei aqueles adesivos de fechar cartas antes de mergulhar no corante. No segundo eu escrevi com giz de cera branco. Tudo bem rudimentar e feito a toque de caixa porque paciência de criança tem limite! Só para mostrar alternativas.

Mais embaixo eu recortei desenhos de guardanapo e colei apenas a primeira camada do papel com cola branca.

Ovinhos de pascoa

Ovos coloridos para a páscoaOvos coloridos para a páscoa

Bom, divirtam-se colorindo! Amanhã eu colocarei um post com uma receita certeira para fazer o amendoim doce! Voltem amanhã! (à noite! rsss….)

Na internet tem muitas idéias de como colorir os ovos de páscoa. Para ver algumas delas, dê uma chegada lá neste painel do Pinterest!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS