Panetone da vó

Ai, ai, ai… hoje eu vou contar um segredo de vovó…

Esse segredo tem o sabor da minha infância e o sabor da espera pelo Natal.

Sim! Prestem bastante atenção que vai rolar a receita de panetone da vó Norma, meus queridos! Não é coisa pouca, não!…

Panetone da vó

Ah, as deliciosas viagens de final de ano pra casa da vó, primaiada reunida, picolé liberado na geladeira… panetone caseiro!!!

Esse eu garanto: tem gostinho de Natal de verdade! Não é aquela coisa muchebenta, com gosto dos artifícios, que a gente encontra nos supermercados, não…

Anota aí os ingredientes:

  • 125g de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 180g de castanha do pará trituradas
  • 125g de uva passa preta sem sementes
  • 125g de uva passa branca sem sementes
  • 125g de frutas cristalizadas (se você não gosta, pode substituir por outras frutas secas, como tâmara, damasco, banana passa…)
  • 125g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 2 colheres de chá de fermento

Parece chato esse monte de porções quebradas, de 125g, né? Eu até ia testar arredondar para um número mais adequado, mas como eu acabo sempre fazendo receita dupla, pra dar de presente para alguém, essas quantidades ficam perfeitas!

panetone caseiro

Preparo:

Triture as castanhas do Pará em um processador (ou compre as mesmas já trituradas). Reserve. Bata os ovos e o açúcar em uma batedeira, ou mesmo no processador se já estiver em uso, até que eles fiquem mais clarinhos. Depois misture todos os outros ingredientes, deixando o fermento por último.

Nóóóssa… difícil, hein!?…

Unte uma forma e acomode a mistura. Ela fica mesmo consistente, como na foto abaixo.

panetone caseiro

Vejam que eu fiz parte em uma forma de pudim e o resto eu dividi em 2 formas de inox menores, pra dar de presente. Aliás, fica aí mais uma dica de presente pra um parente ou amigo querido nesse Natal! Não tem quem não vá gostar…

Asse no forno a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Eu confiro o ponto espetando o palitinho de madeira na massa e vendo se ele sai sequinho.

Aí é só desenformar e chamar todo mundo pra sentar à mesa pra tomar um cafezinho e degustar essa delícia!… Quem sabe esse não se torna um saborzinho de Natal pra sua família também…

Panetone da vó

Panetone da vó

Agora, se a ideia é dar de presente, pegue um guardanapo ou um paninho de prato bonitinho, una as pontas com pequenos nozinhos e pronto! Estará devidamente embalado.

Panetone caseiro

E aí? Vamos colocar a mão na massa?

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS