Para alguns, Palha Italiana. Aqui em casa… croc-croc!

Essa receita lembra demais a minha infância! Minha avó fazia de vez em quando pra nós, mas minha lembrança mais forte desse croc-croc é na casa da minha querida tia Nina! Nos aniversários ou nos encontros de família, sempre tinha! E eu sempre amei!… Fui descobrir há pouco tempo que oficialmente o nome dessa delícia é Palha Italiana. É mais chique, mas aqui em casa não pegou, não… Continua sendo o (muito) bom e velho croc-croc!!!

Palha Italiana

Pois decidi repetir aqui em casa pra meninada! Na verdade quase que não é uma receita, de tão moleza que é.

Mas aí vão umas dicas pra ajudar! Você vai precisar de:

200g de bolacha maria

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó (pode substituir por achocolatado)

1 colher e sobremesa de manteiga

Modo de fazer:

Triture com as mãos a bolacha (ou o biscoito – depende onde você mora! hehehe…) e reserve.

Palha Italiana

Depois use os outros ingredientes para fazer um brigadeiro. Essa panelinha bem velhinha aí embaixo é a mesma panelinha que faz TODOS os docinhos de aniversário da casa, desde que eu me entendo por gente! Até hoje eu vou buscar na casa da minha mãe quando vou fazer docinhos…. Afinal, panela velha é que faz comida boa!

Palha Italiana

Você não vai deixar no mesmo ponto do brigadeiro. Tem que ser um pouquinho mais mole, porque ele endurece depois que mistura com a bolacha. No meu fogo médio eu contei 3 minutinhos depois que começou a ferver. Quando completar o tempo, jogue (ainda quente mesmo) sobre a bolacha e misture. Vai ficar assim meio estranho mesmo:

Palha Italiana

Coloque essa mistura em uma forma. Coloquei papel manteiga no fundo, mas acho que era dispensável.

Palha Italiana

Depois que estiver frio, coloque em uma tábua (se você não usou o papel manteiga provavelmente terá que cortar na forma mesmo) e corte em quadradinhos. Só!

Palha Italiana

É uma boa opção para uma festa de aniversário, mas vai muito bem com um cafezinho depois do almoço! Ou coloque em um pote e dê de presente para alguém que você gosta… Um agradinho inesperado sempre alegra um coração!

Tenho uma amiga expert na Palha Italiana que envolve eles com açúcar e outra que bate mais bolacha no liquidificador e usa o farelo no lugar do açucar.

Como há anos eu não fazia o Croc-croc, acabei deixando o brigadeiro meio mole e colocando pouca bolacha. No fim, ele estava mole demais para cortar. Sem problemas! Fiz enroladinho como brigadeiro e fez o mesmo sucesso!

Palha Italiana

 

 

 

 

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS