Quadro DIY

Um dia desses eu estava passeando pelas páginas de um blog novo na praça que vale a pena conhecer – o Objeteria – e adorei o post da “mamis” Decorar, amar, viver… e brincar, por que não? (peraí um tiquinho.. vai lá daqui a pouco, porque quando começar, vai ter muita coisa legal pra ver!). Acho mesmo que a nossa casa tem que ser decorada aos poucos, conforme a gente vai percebendo o que fica bacana, o que ajuda… e principalmente, que seja com coisas que façam sentido prá gente. Que reflitam de alguma forma o estado de espírito das pessoas que vivem ali. Isso quer dizer que, para mim, ela deve estar sempre aberta a mudanças. Coisas podem entrar, coisas podem sair… Sem pressa! E que diferença faz mudar as coisas de lugar, trocar alguns objetos…

Veja o exemplo da parede do meu quarto: eu comecei a pensar em preenchê-la há mais ou menos 4 meses. Fiz a cabeceira, coloquei esses quadrinhos, aí arrumei uma luminária pra facilitar a leitura da noite com os pequenos, adaptei um criado mudo, estou procurando sem pressa uma ilustração ou uma foto para colocar acima da cabeceira e tô pensando que algumas plantas deixariam a parede mais amigável… Aí, no começo do mês eu lembrei de um quadro que eu vi uma vez em alguma loja, que era basicamente uma caixa de madeira com uma placa de acrílico na frente e tinha uma estrela de metal enferrujado pendurada dentro. Não lembro onde foi… mas decidi adaptar a ideia pra um quadro na tal parede! Bora pôr a mão na massa, então!

Quadro DIY

Primeira coisa, grita pra assessora de todos os assuntos (a mãe): “Tem alguma placa de acrílico sem uso aí na tua casa?”. Pense em qualquer coisa… qualquer coisa mesmo… tem na casa da minha mãe! E de fato tinha! Por quê ela tinha isso eu não sei, mas foi bom eu perguntar… Aí eu escolhi as madeiras (mais uma vez das reformas da família) e fui testar a serra nova! Bem mais precisa do que a que usávamos antes. Agora se alguém estiver precisando de armários, instalação de rodapé, serviços de marcenaria em geral… é só entrar em contato! (brincadeirinha… ainda falta a habilidade)

Quadro DIY

Cortei 4 ripas para a moldura com o tamanho baseado na placa de acrílico e usei uma placa de mdf daquelas que ficam atrás de quadros (não sei o nome) para fazer o fundo. Esqueci de bater as fotos dessa etapa.

Antes de unir as ripas eu fiz 2 furos em uma delas com um prego para pendurar os corações de papel (já, já vocês vão entender).

Colei as extremidades com adesivo de contato (limpei a superfície, passei uma camada fina da cola em cada lado, aguardei 10 minutos e uni as partes. Assim recomenda o fabricante e assim o fiz! O ideal é esperar 24h para a secagem completa). Depois eu preguei o fundo por trás da moldura. E assim minha caixinha estava feita. Gente, pra quem não quer ter esse trabalho, dá tranquilo pra encomendar uma caixinha assim de mdf ou madeira mesmo em uma casa de produtos de artesanato! Não desanimem, porque agora vem a parte mais legal!

quadro DIY

quadro DIY

É a hora de decorar o interior do quadro. Eu fiz uma pequena montagem no photoshop, porque a minha área era maior do que a de uma folha de scrapbook, que é o que eu queria usar. Por isso escaneei uma e ampliei para a área que eu tinha que cobrir. Coloquei um pequeno recorte de uma música do nosso amigo Cazuza que eu adoro. Levei para imprimir em uma gráfica. Colei esse papel no fundo do quadro com fita dupla face.

quadro DIYquadro DIY

Para que a placa de acrílico não caísse até o fundo do quadro eu colei com cola quente um pedaço de palito de churrasco em cada cantinho do quadro, todos do mesmo tamanho. Assim…

quadro DIY

Agora sim, usei uma agulha para passar a linha dos corações que eu já tinha feito nos furinhos que eu deixei na ripa de cima. Dei um nozinho por cima para ajustar a altura.

quadro DIY

Coloquei a placa de acrílico por cima e ela entrou bem encaixadinha, com uma certa pressão. Por isso não precisei de nenhum artifício para ela não cair pra frente. Claro que isso foi mais sorte que juízo… Essa foto eu também esqueci.

Como essa parede ainda está em formação (acho que sempre vai estar…), eu não quis pregar o quadro na parede. Decidi usar umas fitas adesivas que achei numa loja de materiais de construção. Funciona como um velcro, que você cola uma das partes na parede e a outra no objeto que será fixado. Achei o máximo e funcionou super certo! Desculpe os mais sabidos se isso já é coisa velha! Eu conheci esse agora e adorei! A embalagem diz que cada par suporta o,5Kg. Eu acabei colocando 3 pares, mas 2 seriam suficientes. Agora um truquezinho que eu usei pra facilitar a minha vida… Primeiro eu colei as 3 fitas na parede. Depois eu encaixei levemente o outro lado do velcro, como na foto da direita abaixo. Destaquei o papel de proteção de cada um. Aí eu levei o quadro com o nível em cima até a parede para que essa face pouco encaixada grudasse na traseira do quadro. Assim eu evitei ter que medir as distâncias, coisa e tal. O fabricante recomenda que, depois de colar a fita no objeto, se aguarde 1 hora antes de pendurar.

3M

quadro DIYAgora vejam se já não deu um tchanzinho a mais nessa parede…quadro DIY

O criado-mudo é um carretel que meu pai achou na rua desprezado, tadinho… tão lindinho! Só encomendei um vidro redondo de 6mm e coloquei sobre ele.

quadro DIYquadro DIYquadro DIYE é claro que eles têm que estar por perto, né? Sempre…

filhos

 

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS