String Art Para Crianças

O dia das crianças já está batendo na porta, mas ainda dá tempo de preparar um brinquedo bem bacana pra garantir a diversão do feriado! Hoje a sugestão é: String Art – uma brincadeira que pode render uma arte linda, feita com pregos e linhas! E essa, a turma aqui de casa garante, dá pra fazer com a criançada. É uma super diversão!!!
string art

Gente, eu curto brinquedos. Meus filhos curtem. Temos mais brinquedos em casa do que precisamos… mesmo que seja muito menos do que a média. Mas tem uma questão que sempre está na mesa quando pensamos em presentes: consumir menos e consumir melhor! E é aí que entra esse projeto de hoje. Quer coisa melhor do que um presente que você pode construir COM as crianças? E que ainda tem uma lista enorme de potenciais benefícios motores e emocionais? Concentração, coordenação, paciência, motricidade fina… #guentaessafisherprice! Rá!

Mais benefícios? Tem sim: é bem baratinho! Além do quê, o dia dos professores também está aí e essa é uma ideia suuuper legal pra criançada se envolver de fato com a produção de uma lembrança pra eles, né?

Bom, agora que eu já te convenci de que essa é a ideia do século (hahaha), coloca o vídeo pra rodar e veja como as crianças fizeram esse String Art aqui em casa:

Pelo vídeo, vocês conseguem ver que não tem mistério. Você vai precisar de um pedaço de madeira (nós usamos pinus em pequenos retângulos de 15x13cm), pregos e linha de bordado, além de martelo, tesoura e umas crianças dispostas a dar umas marteladas – garanto que isso se acha fácil, fácil por aí! hahaha.

Comece fazendo um desenho em um papel, ou imprima um molde da internet. Recorte e use como gabarito para transferir o seu desenho para a madeira. A complexidade do desenho pode aumentar com o treino… Use a linha do desenho para fazer as marcações para as crianças. Mais ou menos em intervalos de 1cm, marque o ponto onde eles colocarão os pregos. Só uma marteladinha mesmo, pra orientá-los. Depois de marcado, você apaga o desenho feito à lápis.

string art

Agora sim, a criançada vai começar a se divertir! Hora de martelar os preguinhos em seus lugares. Como o pinus é uma madeira macia, não é muito difícil, não. Se os seus pequenos forem como os meus, podem ficar um pouco ansiosos, porque não é assim tão fácil pregar os preguinhos beeem retinhos. Isso faz parte! Até que eles entendam que perfeição não é o que mais importa e, que, por outro lado, vão ficando mais treinadinhos e fazendo cada vez melhor! (Acho que os do Pedro já estão melhores que os meus, mas isso fica aqui entre nós… rs)

string art para criançasstring art

string art para crianças

O próximo passo é amarrar o fio em um dos pregos, deixando uma sobra para o arremate no final de tudo e começar a enrolar de forma bem aleatória, passando por todos os preguinhos. Isso vai exigir um pouco de paciência deles. Eu acho ótimo!

(olha, se eu fosse vocês, não perdia de ver no vídeo o Rafa fazendo o string art dele. É só uma dica… rs)

string art para crianças

string art para crianças

string art para crianças

Por último, amarre a ponta do fio com a sobra que você deixou lá no começo e sua arte está pronta!

Eu avisei que não tinha mistério, né? 😉

string art para crianças

string art para crianças

Bom, se já tá legal demais, agora veja a ideia que o Pedro teve, de montar alguns kits para que a pessoa mesmo pudesse fazer o seu string art:

string art para presente

Ele fez vários desses conjuntinhos e vendeu para os amigos e primos. Queria juntar dinheiro para comprar spinners. Adivinha o que aconteceu? Foi um sucesso de vendas, ele juntou um dinheirinho e… desistiu de comprar spinners. Achou que podia fazer alguma coisa melhor com esse dinheiro. Agora volta e meia ele lembra que poderia usar o dinheiro para fazer tal e qual coisa… aí ele pensa… “hmm.. acho que não vou usar meu dinheiro pra isso. Vou esperar pra pensar mais.” Tô achando demais ou ele tá começando a entender um tiquinho de economia/trabalho/escolhas?… Eu acho isso um barato!

string art

Bom, essa foi a dica do Lá de Casa para esse dia das crianças, mas você pode procurar por “brincadeira boa” nos nossos arquivos e achar várias outras possibilidades pra diversão com os pequenos. Por aqui, a previsão é de chuva… Haja criatividade!…

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS