Teatro de sombras

Neste final de semana eu vi no IG da Estefi Machado* recortes para teatro de sombras que ela está preparando de lembrancinha de aniversário (uma Festa na Floresta que promete ser linda!). Lembrei de um presente que fiz ano passado pro nosso amigo Lucas, que estava completando 3 anos.

É um brinquedo super divertido! Quando eu fiz a gente passou um tempo testando as figuras aqui em casa, pra ver se fariam sucesso. Os meninos adoravam brincar com a coisa das diferenças de tamanho, de ter as figuras longe uma da outra (em planos diferentes) e parecerem que estão próximas, pássaros ou disco voador que podiam voar…

E o mais legal é que é super simples de fazer em casa e dá pra montar vários conjuntinhos, com temas diferentes, que podem ser até com personagens das histórias que a criança gosta.

Colete na internet algumas imagens simples de animais, personagens, carros… o que quiser (ou desenhe você mesmo). Imprima no tamanho desejado. Depois marque os contornos desse desenho em um papel cartão de qualquer cor. Tem que ser um papel grosso. Eu decidi fazer em EVA preto pra que durasse mais (um mais firme, porque o fininho fica com as bordas curvas).

Depois é só colar em um palitinho de churrasco. Vejam o resultado.

Teatro de sombrasTeatro de sombrasTeatro de sombrasEu comprei uma caixinha de mdf e forrei a tampa com retalhos de chita, pro Lucas poder guardar enquanto não estivesse brincando.

Teatro de sombras

Agora vem a questão de como usar. Você tem duas opções. A primeira é montar um painel, que pode ser uma moldura de quadro ou mesmo uma caixa de papelão com o fundo recortado. Por trás você cola um papel de seda ou um tecido branco. Usa uma lâmpada ou uma lanterna e entre esta e o painel, vai mexendo com as figuras, inventando a história. Pra quebrar o gelo, dá pra usar uma história feita. Alguém vai lendo e a criança vai usando as figuras pra “interpretar”. Usando o painel as figuras ficam com os contornos mais delimitados, porque ficam mais próximas da projeção.

A outra opção é projetar na parede. Aqui em casa a gente fazia assim, na cama antes de dormir, enquanto a gente lia e inventava histórias. Os dinossauros ficavam gigantes na parede, pra loucura dos meninos!

A minha recomendação é que, se for usar uma lanterna, não use aquelas de LED, que tem vários pontos de luz, pois a figura fica toda embaralhada… O resultado com a lâmpada mesmo é melhor.

Na época eu acabei não batendo foto das projeções, mas nosso amigo Pinterest está cheio de bons exemplos! Fiz um painel com algumas imagens bacanas de como fazer e como usar. Veja aqui.

A Parangolé vende um conjunto prontinho. Tem outras empresas que vendem conjuntos prontos também, alguns feitos de madeira cortada a laser, que devem ser bem bacanas. Mas vou dizer, bacana mesmo é fazer você mesmo!

 

*Estefi Machado é, como ela mesmo diz, mãe, designer, mãe, fotógrafa, mãe, ilustradora, mãe e muito crafiteira. E mãe. Paulistana super criativa, com um blog cheio de inspirações originais e um “Zé Peruca” que deve ser pra lá de divertido! Vale a pena a visita ao blog.

Você também poderá gostar de:

no comments
Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS