Como Fazer um Luminoso de Rock

Ô, alegria que eu tô de compartilhar com vocês esse tutorial de como fazer um luminoso de rock! Não é por nada, não, mas ele ficou lindão aqui na nossa parede! Olha só:

luminoso-rock

Claro que o efeito à noite é muito mais bacana e vocês podem ver mais pra baixo como ficou… Decidi fazer esse luminoso para a festa de aniversário dos meninos aqui, mas claro que já planejei as dimensões para ele se encaixar no nosso cantinho de música depois da festa, que, infelizmente, não é tão grande quanto esse da foto. rs. essa é, na verdade, a minha sala de jantar e os guris só trouxeram tudo pra baixo porque queriam ensaiar no final de semana com mais espaço… agora quero ver eu convencer a levar de volta!

Bom, vamos ver como fazer? Aqui vai o tutorial em vídeo e, em seguida, as fotos e explicações pra quem prefere ver aqui pelo blog mesmo!

É claro que as dimensões vão depender de como você quer a sua luminária, mas os materiais são os seguintes:

  • Madeira para fazer a “caixa” do luminoso;
  • Placa de MDF 3mm para fazer o fundo;
  • Placa de acrílico leitoso;
  • Adesivo com recorte;
  • Fita de LED.

Esse adesivo você pode mandar recortar em uma gráfica e colocar essa película que é uma máscara, para deixar tudo no lugar na hora de colar. Se o seu desenho for simples como o meu, pode até pensar em comprar adesivo vinílico e cortar com estilete em casa, mas dá um certo trabalhinho…

Cada caixa do meu luminoso tem 77cm de largura e 31cm de altura.

Vamos lá: o primeiro passo é limpar bem a placa de acrílico com um pano limpo e álcool. Depois o processo é como encapar os nossos cadernos de escola. Rs. Tire o adesivo da ponta, centralize com a placa e saia colando com ajuda de uma espátula enquanto puxa o papel por trás. Mas aí mora um segredo que eu só descobri com o meu pai nos últimos 20cm de adesivo…

luminoso-diy

Vai ficar muito mais fácil e com menos bolhas de ar se você passar um pouco de água sobre a placa antes de colar. Acreditam? Pois é… eu vi a diferença gritante com os meus próprios olhos… Na próxima eu não vou dar vacilo!

luminoso-rock

Depois de colar tudo, tire a máscara do adesivo. Eu ainda deixei uma pequena margem de adesivo sobrando, para dobrar para trás do acrílico e dar um bom acabamento.

luminoso-rock

Para fazer a caixa do luminoso, pinte as madeiras com tinta spray e monte o seu retângulo.

luminoso-rock

Faça um furinho-guia com uma broca bem fininha e só depois coloque os parafusos. Isso vai impedir que a madeira rache quando o parafuso entrar. Parafuse todos até a metade, para depois unir com as outras madeiras.

luminoso-diy

Fixe a placa de MDF no fundo da caixa, usando alguns pequenos pregos. Eu usei preguinhos de estofador mesmo…

luminoso-rock

Faça 2 furos com uma broca de 10mm – um na parte de baixo da caixa, por onde passará o plug de ligação com a energia e outro em cima, por onde a fita seguirá para se conectar com a outra caixa. Isso se você tiver 2, como é o meu caso… Tire o papel protetor do adesivo da fita e cole ela no fundo. Pode usar cola quente para aumentar a fixação em alguns pontos. Como o meu luminoso é grande, eu fiz 3 voltas no fundo da caixa.

luminoso-diy

Se você pintar a parte interna da caixa de branco, a luz vai refletir ainda mais. Para esses 2 luminosos, eu usei 5m de fita de LED.

luminoso-diy

Agora cole a placa de acrílico na caixa, usando cola quente em alguns pontos.

luminoso-diy

Por último, uma fita isolante nas laterais, para cobrir qualquer fendinha por onde a luz possa passar…

luminoso-rock

Também usei a fita isolante para cobrir o pedaço de fita que ficou exposto entre uma e outra caixas.

E aí é só pendurar tudo na parede! Eu fiz só um furo central na margem de cima de cada caixa, onde entrou o parafuso que eu coloquei na parede.

luminoso-diy

luminoso-diy

luminoso-rockClaro que você pode personalizar do deu jeito, com formato, desenhos e cores que você preferir! Eu curti… E vocês?

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS