Um móbile cheio de cores

Gente, eu sei que estou em uma fase baby demais, mas sabem como é… é em torno do nosso pequeno que a minha vida está girando nesse momento. Tenham um pouquinho de paciência comigo, please!

Esse pequeno móbile cheio de cores foi pensado e feito para uma menininha que vai nascer em breve, a Olívia, filha de uma amiga muitíssimo querida! Mas é claro que eu fiz tudo em dobro, pra ficar com um no quartinho do Rafa! 😉

E vou mostrar tudinho, pra quem também quiser fazer um em casa!

Móbile cheio de cores

Estava eu procurando bolinhas de madeira pra comprar pela internet e encontrei nesse link do Mercado Livre essas “bolinhas” facetadas liiiindas. Tratei logo de comprar 100 delas! Deu tudo certo e chegou rapidinho.

Bom, quando você estiver com elas na mão, eis o que você vai fazer:

Comece roubando dos seus filhos aquelas embalagens que vêm com brinquedinho dentro, daquele chocolate horroroso branco e preto. Se você tem o bom senso de não dar esse chocolate pro filho, então use qualquer recipiente pequenininho, pra não precisar usar tanta tinta!

Móbile

Para facilitar a vida, faça pequenos ganchinhos, usando um arame fino e alicate. Um lado você encaixa no furo da bolinha e o outro você entorta fazendo o gancho. Isso vai servir para deixar a tinta secar. Se desistir de pintar, já dá pra brincar de pescaria com o filho!

As crianças podem te ajudar nessa etapa: mergulhe cada uma das bolinhas no pote com tinta, mais ou menos até a metade, ou o tanto que preferir. É importante que a tinta não esteja muito concentrada, dura, para que o excesso de tinta possa escorrer e pingar. Se você perceber que ela não está líquida o suficiente, coloque algumas gotas de água e misture bem.

Móbile

Eu queria fazer um degradê de cores. Comprei, então, as 3 cores mais fortes – verde, amarelo e vermelho – e uma tinta branca. Tinta acrílica (ou PVA), por sinal. Aí eu deixei uma na cor original e fiz 2 misturas com quantidade crescente de branco, para o efeito degradê.

Depois de pintadas, aproveite qualquer cantinho pra pendurar as bolinhas. Elas precisarão ficar secando por algumas horas.

Móbile

Retire os ganchinhos.

Móbile cheio de cores

Faça bolinhas suficientes para 6 tripinhas. Você pode fazer algumas com 3 e outras com 4 bolinhas. Elas serão usadas dessa maneira:

Móbile cheio de cores

Agora é só montar tudo!

Comece pegando um bastidor de madeira (desses para bordado) e montando a parte que vai sustentar os penduricalhos…

Dois pedaços de fio de nylon, amarrados em cruz, passando por uma argola, que pode ser de madeira, de metal ou mesmo apenas uma fitinha de cetim.

Móbile cheio de cores

Percebam que eu usei essas pequenas contas de madeira, mas apenas para esconder o nó do fio de nylon.

Prepare, então, os penduricalhos, também usando fios de nylon e as contas de madeira (que você acha facilmente em loja de artigos para bijouteria) ou miçangas. Elas servirão para arrematar a tripinha de bolinhas, para fazer o vai e volta do fio de nylon. Não bati fotos dos detalhes desse passo, mas não tem mistério, né?…

Móbile cheio de cores

Móbile cheio de cores

Amarre cada tripinha no bastidor, mantendo mais ou menos a mesma distância entre elas. A última você amarra na argola central, que foi usada na parte da sustentação.

Um truquezinho que pode garantir a vida longa à amarração do fio é colocar um pequeno ponto de cola no nó. Do contrário, pode acontecer de ele desmanchar com certa facilidade. Eu usei essa cola para artesanato, da Círculo.

Móbile cheio de cores

Para finalizar, cole uma fita de cetim em volta do bastidor. E estará pronto o móbile que trará cores e alegria para um pequeno bebê!

Móbile cheio de cores

Móbile cheio de cores

Móbile cheio de cores

E essa última só pra eu mostrar como esse menino tá um gatinho! hihihi…

Móbile cheio de cores

Que tal? Espero que a Olívia goste de ficar olhando as cores balançando com o vento…

E é claro que depois que o Rafa crescer, esse móbile continuará sendo usado para enfeitar algum cantinho da nossa casa!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS