Masthead header

Como fazer um painel de ferramentas

A nossa oficina está só começando a entrar nos eixos! Temos uma mesa super resistente, que mostramos como fazer aqui, prateleiras reforçadas… e, agora, um painel de ferramentas que se ajusta exatamente às nossas necessidades!

A internet mostra uma centena de formas de fazer um painel de ferramentas. Alguns são desenhados para otimizar ao máximo o espaço disponível, outros para deixar o ambiente organizado E lindo… Outros que podem deixar tudo escondidinho no dia a dia

Aqui na #oficinaládecasa a gente precisava de algo simples, prático, mas que deixasse à mão as ferramentas que a gente usa com mais frequência. É incrível como isso poupa trabalho e dá menos preguiça de começar novos projetos! Tá tudo ali, ao alcance da mão. Não preciso mais sair catando alicate no armário, brocas em alguma gaveta, trena sabe-se lá onde… A oficina tá facilitando demais a nossa vida!!!

Não tem muito mistério, mas acho que mostrar como fiz o painel pode trazer algumas boas ideias para quem também quer fazer um. Bora lá?

painel de ferramentas

Ó, o método não é novidade por aqui… Aliás, ele apareceu lááá nos primórdios do blog, quando eu fiz a cabeceira da nossa cama!

Mas vou mostrar o resumo da ópera aqui…

Usei restos de um forro da casa da minha mãe, que foi tirado uns anos atrás. Essa é a lindeza maior da madeira! Via de regra, uma boa lixada traz de volta toda a sua vida!!! Aí embaixo, uma foto de como estavam com metade lixada e com todas lixadas depois.

painel de ferramentas

Ao vivo elas pareciam até mais judiadas…

A ideia é parafusar algumas ripas na parede e, depois, pregar o forro nas ripas, como se estivesse instalando o forro para o seu devido fim mesmo! O ideal é que cada uma das tábuas tenha apoio em 2 pontos. nesse caso, eu coloquei 4 ripas. Programei assim:

painel de ferramentas

Para parafusá-las na parede, usei um nível e risquei a lápis as distâncias entre elas. Só pra facilitar…

painel de ferramentas

Furei cada ripa em 4 pontos (meio exagerada eu…) com uma broca n.5, mas abri um pouquinho na parte de cima com uma broca maior, para que a cabeça do parafuso ficasse escondidinha e não atrapalhasse a fixação do forro.

painel de ferramentas

Então, coloquei a ripa em seu lugar e usei uma broquinha fina, apenas para marcar na parede onde deveria fazer os furos.

painel de ferramentas

Meu ajudante tá ali, só esperando a vez dele pra furar…

painel de ferramentas

O caos! Ferramentas por todos os lados – nunca mais! 😉

painel de ferramentas

Para fixar o forro, como teremos coisas pesadas no painel, eu decidi parafusar a primeira tábua nas ripas. Para as próximas, eu fui apenas pregando com prego fininho nos entalhes macho, até a ripa de trás, como se faz na instalação de forro mesmo.

painel de ferramentas

Pronto! O painel está instalado! Eu optei por não fazer um painel de parede inteira. Provavelmente acrescentarei algumas prateleiras para ferramentas maiores, como tico-tico, furadeira etc.

painel de ferramentas

O próximo passo foi preencher o espaço!

Usei uma sobra da madeira do forro e fiz buracos com uma serra-copo para colocar copinhos de vidro, que acomodarão canetas, estiletes, tesoura… o que for preciso.

painel de ferramentas

painel de ferramentas

Além disso, usei 2 pedaços da madeira com tamanhos iguais e colei com cola branca, para que ela ficasse mais grossa. Depois de passar a cola, ela ficou uns 2 dias secando sob pressão em um torninho de bancada. Aí eu lixei e fiz os furos, de tamanhos diferentes para acomodar as chaves de fenda. Na outra extremidade, eu fiz dois buracos compridos paralelos, usando a serra tico-tico, para colocar os alicates.

painel de ferramentas

É vida real, viu, gente? Ferramentas bem judiadas! Pra provar que aqui elas não ficam paradas! hahaha…

painel de ferramentas

painel de ferramentas

Cestinha para organizar outros objetos muito usados, como trena, lanterna, fitas…

painel de ferramentas

E o resto, pendurado com pregos mesmo. Deixando tudo em seu devido lugar! Ainda tem um espacinho para coisas novas que forem agregadas… E, se eu achar necessário, é só tirar os pregos e mudar a posição das coisas!

Oficina

Não é por nada, mas deixar as coisas à mão facilita mesmo a nossa vida!

Me digam aí o que acharam! Ficou alguma dúvida? Estão botando fé que agora eu decolo na marcenaria? Rsss…

Querem mais ideias de como montar uma oficina? Dêem uma chegada nesse meu painel do Pinterest!

Você também poderá gostar de:

PINE ISTO! COMPARTILHE NO FACEBOOK INSCREVA-SE (RSS) 77,69,32,77,65,78,68,69,32,85,77,32,69,45,77,65,73,76LIAM-E MU EDNAM EM

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*