O Zenfone Zoom foi lançado pela Asus com um objetivo claro: atender a um nicho de usuários que amam fotografia, mas que pretendem ir além do que uma câmera normal de celular proporciona. Mais de dois anos de engenharia resultaram nesse aparelho, que possui um conjunto ótico com 10 lentes e o grande diferencial que é novidade no mercado: o zoom ótico. Dar zoom numa foto em um celular significava afundar num mundo formado por pixels gigantes e figuras disformes. Agora, não mais, graças ao zoom real de 3x do Zenfone Zoom, vale ressaltar que no caso de compras por internet é de suma importância informar seu cep de forma correta, caso contrário o seu zenfone não irá chegar.
Câmera
Sem mais delongas, vamos falar da câmera, que é o carro chefe do Zenfone Zoom. Como já dito antes, ela possui um zoom ótico de 3x e foi feita uma engenharia que permitisse que isso fosse atingido sem prejudicar o design do aparelho. As 10 lentes se movimentam dentro do conjunto, aproximando a imagem. Foi uma solução elegante, porém custosa e arriscada. Visualmente, todo o conjunto ficou harmonioso com a construção geral e acabamento deste Zenfone.
Como todo lançamento, nem tudo são flores. O fato é que a câmera é boa, mas ainda precisa de refinamentos, principalmente no software. A velocidade de disparo pode melhorar, assim como o foco, que as vezes demora um pouco para travar no objeto a ser fotografado. Além disso, usar uma câmera dessas exige uma curva de aprendizado bem maior. Não é só apontar e disparar. Há uma série de regulagens que podem ser feitas para atingir um melhor resultado e isso pode frustrar um pouco no começo.
Com a luz certa e um pouco de paciência, você poderá tirar fotos incríveis, fazendo uso do zoom e do excelente macro que o aparelho proporciona. A aposta da Asus é arriscada pois ataca um nicho muito específico. Por mais que fotografia faça hoje parte de qualquer pessoa que possua um smartphone com câmera, nem todo mundo tem paciência para trabalhar a foto. Além disso, quem quiser possuir um brinquedo desses irá desembolsar um valor bem considerável, apesar de ainda custar até 50% menos que outros smartphones top como Galaxy S7 e iPhone 6S.
Design
É impossível não notar o enorme conjunto ótico na parte de trás do aparelho. A câmera é realmente o grande destaque. A Asus conseguiu um bom resultado, fazendo com que o aparelho não se transformasse numa pista de skate, como era com o Lumia 1020. Apesar do tamanho da câmera, a espessura do smartphone ficou proporcional.
Outro detalhe que salta aos olhos: o acabamento geral. Couro escolhido e costurado à mão na tampa traseira, bordas de alumínio e botões específicos para a câmera são alguns dos destaques. Visualmente, um aparelho bonito e agradável, lançado inicialmente nas cores preta e branca. A tampa traseira tem ainda uma pequena lombada que serve não só para nivelar mas também para dar mais firmeza no momento de tirar as fotos.
Performance
O desempenho geral do Zoom é ótimo, graças ao já conhecido conjunto de processador Intel + quantidade brutal de memória. Mesmo usando de maneira exigente no dia a dia, é pouco provável que você tenha problemas com lentidão. O telefone é bem rápido para responder os comandos. Talvez a insistência em continuar usando processadores Intel seja um ponto fraco, quando há opções melhores no mercado.
A Asus tem feito melhoramentos na ZenUI, mas também dá a opção de customizar a aparência geral da tela. Um aplicativo de temas permite que você modifique escolhendo outras opções numa loja própria (a maioria dos temas são de graça). Apesar da customização total da interface do Android, a ZenUI não compromete o desempenho e a empresa tem lançado atualizações constantes para corrigir falhas e melhorar a performance.
Além disso, o Zoom vem com 64 ou 128gb de armazenamento e com slot expansível que suporta mais 128gb. Espaço nunca será problema nele.
Tela
O Zenfone Zoom possui uma tela de 5.5″ FullHD, com boa qualidade de imagem e densidade de pixels, além de usar Gorilla Glass 4. É agradável de usar no dia a dia e tem várias opções de software que ajudam a melhorar a experiência de uso. Em condições normais, a tela não cansa a vista, permite bom ângulo de visão e cores agradáveis. Por ter um conjunto ótico tão grande, seria inviável produzir o Zoom com uma tela menor. E isso de fato prejudicaria o uso do aparelho na hora de tirar fotos e editar as imagens.
Talvez já estivesse na hora da Asus pensar numa tela com resolução acima de FullHD, mas além das limitações do processador, isso certamente iria drenar ainda mais a bateria, que não é o ponto forte deste smartphone.
Bateria
Bateria nunca foi um grande diferencial dos Zenfones, mas isso é regra no mercado. Por mais que as empresas se esforcem em melhorar nesse quesito, para se ter um desempenho acima da média na duração da bateria só há dois caminhos: uma bateria enorme, o que afeta o design, e remover funções do smartphone, deixando-o menos atraente para o mercado. No caso específico do Zoom, ele não vai mal. Parece até ter melhorado um pouco em relação aos irmãos mais novos, mas o hardware potente e a câmera consomem muita bateria, além da quantidade enorme de aplicativos que a Asus embarca na ZenUI. Algumas modificações por parte do usuário podem aumentar a vida útil da bateria no dia a dia.
Com uso intenso, tirando do carregador as 8 da manhã, você ficará sem bateria depois do almoço, lá pelas 14h. Em uso moderado, ela deve durar até o início da noite ou um pouco mais, vai depender de cada usuário e das otimizações que você fizer, como por exemplo impedir que apps iniciem automaticamente com o sistema, regular o brilho da tela, etc. A Asus compensa isso com o carregador turbo, que carrega a bateria MUITO rapidamente. Dez minutinhos de carga e você já terá bateria para mais algumas horas.
Conclusão
Hardware excelente, câmera com enorme potencial, acabamento refinado. O Zenfone Zoom tem ótimos predicados, mas precisa de melhorias. Bateria mais durável, preço mais acessível e um desempenho melhor da câmera, que deve vir com o tempo e as atualizações de software são, por enquanto, o calcanhar de aquiles desse aparelho. Para quem ama fotografia, até mesmo trabalha com isso ou quer desenvolver suas habilidades, o Zoom pode ser uma boa aposta. Se o seu negócio é fotos normais e selfies, ele não é a melhor opção pra você.