Biscoitos de páscoa

Eu sei, eu sei… esse não é um blog de culinária, mas é que a páscoa nos inspira a fazer coisinhas gostosas de comer, não é verdade!? Que tal assim de última hora, já que o feriado já está chegando, fazer biscoitos de páscoa?

Biscoito de páscoaDesde que os meninos nasceram, eu já fiz várias receitas de biscoitinhos. No Natal, Páscoa, aniversários… Algumas deram certo, outras nem tanto. Ultimamente eu tenho usado só esta, que é a mais fácil de trabalhar, cortar, tirar da forma… Muito fácil de fazer com as crianças! E o resultado: biscoitinhos leves e crocantes!

Então vamos aos ingredientes:

– 500g de farinha de trigo

– 300g de açúcar

– 250g de manteiga

– 3 ovos

– 2 colheres de chá de fermento

– 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

– 1 colher de chá de canela em pó e cravo em pó

O cravo em pó é o mais difícil de achar, mas se não encontrar, dá pra fazer sem ele.

ingredientes

Misture todos os ingredientes e amasse-os com as mãos até incorporá-los bem. Essa massa não precisa ser sovada! Há quem diga que se amassar demais o biscoito pode ficar quebradiço. Ela vai ficar grudando na mão. O importante é perceber que, com sua mão limpa (sem resquícios da massa), ela não gruda. Assim como na foto da esquerda.

Biscoito de páscoaAgora você precisa deixá-la na geladeira por pelo menos 2 horas. Isso para que ela fique firme o suficiente para abrir e cortar sem dificuldades. Não tem problema se você precisar terminar no dia seguinte. A massa dura vários dias na geladeira!

O próximo passo é limpar a superfície onde você vai abrir a massa. Se não tiver espaço na bancada, pode fazer em uma tábua daquelas de vidro. Enfarinhe a superfície e pegue a massa da geladeira por partes, para que o resto se mantenha firme. Comece abrindo com as mãos e passe um pouquinho de farinha nos 2 lados dela. Agora coloque na bancada e abra usando um rolo de macarrão. Para quem não tem, vale usar uma garrafa de vinho mesmo.

Eu prefiro os biscoitos mais fininhos. Por isso, deixo a massa com uns 4mm (é uma medida grosseiramente aproximada!). Se estiver difícil para as crianças, deixar a massa mais grossinha pode facilitar o processo.

Agora vem a parte divertida! Use os cortadores para ir cortando a massa. Se ela estiver bem firminha, provavelmente virá junto com o cortador na hora que levantá-lo. Mas se isso não funcionar, basta usar uma faca para ajudar a retirá-la da bancada. Se estiver grudando demais, provavelmente precisará voltar para a geladeira. Procure não misturar mais farinha à massa ou ela deixará o biscoito durinho.

Biscoitos de páscoa

Deixe o forno pré-aquecendo em 180oC. Conforme corta, vá colocando os biscoitos em uma forma. Não precisa untar! Só se lembre de deixar um pequeno espaço entre eles, porque eles crescem um pouquinho. Quando completar a forma, leve ao forno. Levará em média 20 minutos. Quando eles começarem a pegar uma corzinha, estarão pronto! Olhe abaixo como eles se soltam com facilidade da forma. Aconselho que retire da forma assim que saírem do forno (soltam mais fácil) e os coloquem em outro recipiente para esfriar. Eu não uso tenho dispositivo especial para isso, como aquelas gradezinhas, mas não sinto falta.

biscoitos de páscoabiscoitinho de páscoaAh, se vocês pudessem sentir esse cheirinho…

Biscoito de páscoa

Eu aproveitei para presentear as professoras dos pequenos. Estão vendo as washi tape ? (eu adoro!)

lembrancinhas de páscoa

Resta agora enfeitar os deliciosos biscoitinhos. Eu não fiz isso para este post, senão ele sairia só depois da páscoa, mas já fizemos um bocado disso aqui em casa em outros momentos. Seguem aí umas fotinhos.

Aqui os pequenos pintaram com canetinhas feitas com corante de alimentos. Dá pra comer sem problemas! Elas são encontradas em casas de confeitaria e artigos para festas.

Biscoitinhos de páscoaAqui eu usei uma mistura que compro pronta em casa de confeitaria – o Glacê Real. Basta bater com água e ele fica uma massa fofa e branquinha. Misture os corantes e mergulhe só a superfície do biscoito na mistura. Essa as crianças amam fazer!

Biscoitinhos de páscoaE por fim, aqui eles estão cortando os biscoitos no último natal! Sempre garante umas boas horas de diversão pra eles…

Biscoitinhos de páscoaE por aí? Alguém anima? Eu recomendo!

E Boa Páscoa para todos!

Você também poderá gostar de:

Add a comment...

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

POSTS RECENTES

FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS